Motor Stirling

E. E. E. F. Marechal Rondon (Iraí)

Anderson Favaretto 1 ; Dyeison Martin Bizello 2 ; Igor Eduardo Miôr Kühne 3 ; Daniel José Jahnke 4
1Estudante do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon, Iraí - RS, e-mail: anderson-favaretto@educar.rs.gov.br 2Estudante do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon, Iraí - RS, e-mail: dyeison-mbizello@educar.rs.gov.br 3Estudante do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon, Iraí - RS, e-mail: igor-ekuhne@educar.rs.gov.br 4Professor de Ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon, Iraí - RS, e-mail: daniel-jjahnke@educar.rs.gov.br

O motor stirling foi inventado pelo Inglês Robert Stirling, esse motor foi construído para uma possível substituição do motor a vapor, já que os motores a vapor causavam diversos acidentes nas indústrias facilmente. O motor possui três variações: Beta, onde o deslocador e o pistão estão alinhados em um único cilindro. Gama, que tem um deslocador parecido com o beta, porém é montado com dois cilindros. Alfa, esse motor possui dois pistões, postos a 90°, sendo um para expansão e outro para compressão. O motor funciona com um ciclo fechado, ou seja, os gases não são expelidos para o meio externo cujo ciclo é considerado simples, pois funciona apenas com a alternância de temperatura (frio e calor), expansão e contração de gases. O objetivo do experimento foi montar um motor e ter sucesso no funcionamento, permitindo mostrar o funcionamento na prática, além de compreender melhor a parte teórica sobre os conteúdos desenvolvidos nas aulas de ciências. O motor escolhido para o experimento foi o motor stirling modelo beta, utilizando a vela como combustão. Utilizou-se materiais alternativos de fácil aquisição. Dentro do motor foi colocado um pistão de lã de aço. Na parte externa, utilizou-se uma lata de refrigerante que, quando aquecida, aquece também o ar interno no fundo do motor permitindo a subida do pistão. Para contrair os gases e abaixar o pistão foi utilizado água em estado líquido, porém muito fria, em um compartimento acima. O experimento permitiu ver na prática conteúdos teóricos aplicados em sala de aula, permitindo compreender melhor a mecânica desses motores, comportamento dos gases e o estudo da termodinâmica. O experimento também envolve estudos químicos provenientes da combustão, permitindo fazer uma análise para a possibilidade de utilizar combustíveis renováveis. Dessa forma o motor stirling pode ser um motor sustentável, o que é muito interessante no conceito meio ambiente, tendo em vista, por exemplo, que o motor a vapor tradicional movido a carvão gera muita poluição.

Referências bibliograficas:

PAUTZ. EDSON RONALDO. Estudo e Projeto de um Motor Stirling. Disponível em: < https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1715/ESTUDO%20E%20PROJETO%20DE%20UM%20MOTOR%20STIRLING.pdf?sequence=1&isAllowed=y >. Acesso em: 11 de agosto de 2022.

MOTOR MOVIDO A VELA (MOTOR STIRLING). Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=egNrHP6pMUo&t=787s > . Acesso em 04 agosto 2022.

Palavras chaves: Motor stirling; motor de stirling; energia alternativas; motores alternativos; termodinâmica.

Obs.: Este resumo contém 325 palavras