Observação de Abelhas sem Ferrão em Plantas para Montagem de um Calendário Apícola

E. E. E. F. Marechal Rondon (Iraí)

Anderson Eibel 1 ; Daniel José Jahnke 2
1Estudante do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon, Iraí - RS, e-mail: anderson-eibel@educar.rs.gov.br 2Professor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon, Iraí - RS, e-mail: daniel-jjahnke@educar.rs.gov.br

As abelhas sem ferrão têm uma grande importância para o meio ambiente e para os seres humanos. Dentre as diversas importâncias destaca-se o papel como agentes polinizadores, que garantem a reprodução e a manutenção de diversas espécies de plantas. Além disso, permite a polinização dos cultivos agrícolas e, através da extração de mel, o uso como alimento e remédio para os seres humanos. Diante dos fatos apresentados, existem poucos estudos sobre o comportamento dessas abelhas na região que poderiam ajudar no desenvolvimento da apicultura e para a preservação do meio ambiente. Por este motivo, está sendo desenvolvido um calendário apícola com observações mensais para identificar a presença de espécies de abelhas sem ferrão em plantas. As observações contam com registro em planilha, anotando o dia, espécie de abelha, espécie de planta, presença de floração e outras características, além de registro fotográfico. As observações tiveram início no mês de abril e até o presente momento, foi observado a ocorrência de 7 possíveis espécies de abelhas sem ferrão em 24 espécies de plantas, que incluem ervas, arbustos e árvores. A espécie jataí foi a mais observada em plantas com flores nos meses de abril, junho,julho e agosto devido ela ser a mais comum. A segunda mais observada foi a mandaguari preta, nos meses de abril, julho e agosto. No mês de maio, as observações foram prejudicadas por causa da ocorrência de chuvas e frio. O trabalho está sendo importante para o estudo nas aulas de ciências, porque está despertando o conhecimento científico sobre as espécies de plantas, espécies de abelhas e seus comportamentos. Por fim, com a continuidade dos estudos, espera-se conhecer os meses ideais para a coleta de mel e os períodos de pouco alimento para as colméias, ajudando a cuidar melhor das abelhas.

Referências bibliograficas:

Embrapa. Criação de Abelhas-sem-ferrão. Disponível em: <

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/166288/1/CriacaoAbelhaSemFerrao.pdf>. Acesso em: 20 agosto de 2022.

Palavras chaves: Abelhas meliponíneas; meliponicultura; pólen.

Obs.: Este resumo contém 293 palavras