IFFar - Campus Frederico Westphalen
A tabuada da multiplicação é usada para definir uma operação de multiplicação de um sistema algébrico, estando ela inserida em inúmeros tópicos matemáticos assim como é o caso das operações com números racionais (ℚ). No entanto, pelo que se percebe, esses tópicos matemáticos apresentam-se como uma barreira ao entendimento de muitos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma ação reflexiva a respeito da necessidade de fazer os alunos perceberem a importância de compreender a tabuada da multiplicação, fazendo relação aos conceitos das operações com números racionais (ℚ), através de uma oficina de jogos com materiais manipuláveis criados através do reaproveitamento de materiais. A oficina é atividade proposta pelas disciplinas de Prática de Ensino de Matemática V e Metodologias do Ensino de Matemática II, do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha campus de Frederico Westphalen – Rio Grande do Sul, a qual ocorreu com 30 alunos dos dois oitavos anos da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas na cidade de Pinheirinho do Vale, Rio Grande do Sul. Para tanto, construiu-se um plano de aula fazendo uso da metodologia de sequência didática, sendo planejada uma sequência de 4 atividades envolvendo uma contextualização da história da tabuada da multiplicação, um jogo que abordava as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais, denominado de Batalha das operações com Números Racionais (ℚ), outro jogo denominado de Batalha da Multiplicação onde trabalhou-se a tabuada da multiplicação, bem como ocorreu também, ao final da oficina, um teste com questões que exigiam dos alunos lembrar-se dos conceitos trabalhados nas dinâmicas. Concluímos que a oficina permitiu uma aula diferenciada e dinâmica com jogos os quais instigavam os alunos através do espírito competitivo, mostrando a matemática como sendo divertida e prazerosa. O aluno ao ser provocado a raciocinar e justificar suas ideias, se mostrou mais dinâmico e acessível às explicações mais complexas dos conceitos em questão. Os jogos propiciaram um maior desenvolvimento quanto ao entendimento dos conceitos trabalhados e o desenvolvimento da capacidade de observação através da resolução de problemas simples, fazendo-os buscar estratégias para vencer as batalhas e vivendo situações de colaboração.
Referências bibliograficas: