IFFar - Campus Frederico Westphalen
A troca de óleo lubrificante do motor de máquinas agrícolas previne quebras, desgaste e a fusão localizada nas peças móveis. Isso pode prejudicar o encaixe e o deslocamento correto dessas peças no interior do motor. O óleo lubrificante tem uma série de funções como promover a vedação, formar uma película protetora na superfície das partes móveis além da limpeza dos pontos lubrificados. Uma das características mais importantes de um óleo lubrificante é a sua viscosidade. A viscosidade é definida como a resistência ao escoamento em uma dada temperatura e é classificado segundo a SAE. Um óleo deve ser suficientemente fluido para escoar pelos condutos e partes em movimento, ao mesmo tempo em que se mantém viscoso o suficiente para que a película sobre a superfície das partes móveis não se rompa, dentro de uma ampla faixa de temperatura. A característica de viscosidade é modificada ao longo do tempo devido ao trabalho executado pela máquina. A alteração na viscosidade pode chegar a mais ou menos 10% em relação a um óleo novo, caracterizado pela contaminação por óleo diesel proveniente do motor. Um óleo lubrificante usado pode cair de SAE 30 para uma classificação SAE 20, tornando-se inadequado. O objetivo deste trabalho será mostrar a diferença entre diferentes óleos lubrificantes usados e novos em relação à viscosidade e temperaturas diferentes. Serão aquecidos óleos lubrificantes à temperaturas diferentes e seu escoamento será demonstrado por meio de escorrimento em frascos. O resultado esperado será divulgar a importância da troca de óleo lubrificante no motor nos momentos corretos.
Referências bibliograficas: