Motor Stirling Modelo Gama com Gerador Elétrico Fabricado a Partir de Materiais Reciclados

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Joana Rogeri 1 ; João David Da Costa 2 ; Thayná Hirt Ribeiro 3 ; Vitor Moreira De Souza 4 ; Alessandro Haiduck Padilha 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 13), e-mail: joana.2022319840@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 13), e-mail: joao.2022314432@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 11), e-mail: thayna.2022319831@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 12), e-mail: vitor.2022310881@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: alessandro.padilha@iffarroupilha.edu.br

O motor Stirling é um motor de combustão externa criado para substituir os primeiros trens a vapor, que explodiam e causavam diversas mortes. Seu funcionamento consiste da utilização de combustão externa e transferência de energia por compressão e expansão do ar em um motor fechado, sendo o aquecimento proveniente da queima de um combustível. Apesar de utilizar a queima de combustível, é possível a utilização de fontes renováveis como madeira plantada. Além disso, é um motor extremamente fácil de construir com materiais recicláveis. Basicamente é possível encontrar diversos tutoriais mostrando sua construção com latas de alumínio, palitos de sorvete e papelão, além de outros materiais recicláveis. Didaticamente pode ser utilizado como auxiliar no ensino de máquinas agrícolas e/ou física básica por estar associado com a teoria dos gases ideais, além de chamar atenção por ser uma alternativa energética, pois poderia ser utilizado em uma propriedade rural para produção de energia elétrica. Há três tipos básicos de motores Stirling, chamados de alfa, beta e gama. O objetivo deste trabalho será a construção de um protótipo de motor do ciclo Stirling conjugado com um gerador elétrico, que em princípio estará ligado ao volante. O modelo escolhido foi o motor do tipo “gama”, que possui dois pistões, ou seja, um pistão deslocador de ar e outro pistão de trabalho. O motor em si será adaptado de tutoriais da internet e consistirá basicamente de latas de alumínio recicladas de spray. Uma lata conterá o pistão deslocador sobre o qual estará o cabeçote feito de duas latas cortadas e perfuradas. O pistão deslocador será feito de uma lata mais leve e terá um pedaço de raio de bicicleta como biela. O pistão de trabalho será construído com joelho de PVC e com balão de borracha resistente de 8” e terá outra biela de raio de 2 mm. O virabrequim será feito com um raio de 2,5 mm que será ligado aos pistões com conectores elétricos. O resultado esperado será um motor capaz de movimento e geração de eletricidade, podendo ser utilizado para aulas de física e de máquinas agrícolas.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Motor a ar quente; modelo gama; combustão externa

Obs.: Este resumo contém 344 palavras