Sistema Solar: A Teoria de Tudo

E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)

Felipe Cauduro Barro 1 ; Mariana Liberalesso Volpatto 2 ; Vitória Luiza Lapazini 3 ; Arminda Almeida da Rosa 4
1 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 2 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 3 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 4Profª. Orientadora, e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR

O Sistema Solar é o conjunto constituído pelo Sol e por de outros corpos celestes que giram em torno dele e são mantidos como uma unidade física pela atração gravitacional. O Sistema Solar envolve muitas teorias e mistérios que ainda precisam ser conhecidos e compreendidos pelo ser humano, e muitos mistérios a ser desvendados e entendidos pela sociedade. Entender o sistema solar, e seus respectivos planetas, assim como desvendar mistérios descobertas e curiosidades, tem sido o foco do estudo e pesquisa por um grupo de estudantes do ensino fundamental da Escola José Zanatta de Taquaruçu do Sul. Este projeto tem como objetivo compreender o sistema solar, e seus respectivos planetas, assim como desvendar mistérios descobertas e curiosidades envolve o Sistema Solar. Como forma de construção do conhecimento, fazendo referência à agenda 2030, no que trata seu objetivo 4, será utilizado aprendizado adquirido nas aulas para entender os conceitos básicos desta área da ciência. A confecção de cartazes e a construção de uma maquete proporcional e realista do nosso sistema solar, que foi exibida para a apreciação dos alunos e colegas, sendo um recurso didático que ficará a disposição para aulas de ciências na escola. A percepção obtida pela realização deste trabalho, possibilitou maior conhecimento para o grupo de pesquisa, bem como aos colegas da turma e de outras que usufruíram da visualização da maquete e materiais produzidos. E conforme preconiza Stephen Hawking (2018), a nossa mente é incapaz de calcular a tamanha estrutura do universo, mas é bem possível ampliar o horizonte de conhecimento mental.

Referências bibliograficas:

HAWKING, Stephen. Breves respostas para grandes questões. Tradução de Cassio de Arantes Leite. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018. 256 p.

(P. A. 2030) - PLATAFORMA AGENDA 2030. Disponível em: . Acesso em: ago. de 2019.

Palavras chaves: Universo. Galáxias. Sistema Solar. Aprendizagem em ciência. Agenda 2030.

Obs.: Este resumo contém 255 palavras