Homoafetividade: Análise e Reflexão

E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)

GREGORI VAGNER DOS SANTOS 1 ; Marcos Thulio dos Santos Morais 2 ; Vitória Duarte Lopes 3 ; Arminda Almeida da Rosa 4
1ALUNO, e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 2ALUNO, e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 3ALUNA, e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 4Profª. Orientadora, e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR

O significado de Homoafetivo designa uma pessoa que tem sentimentos, atração ou vontade de ficar com pessoas do mesmo sexo. A homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais. Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, o que gera dúvidas, angústias e uma certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual (MORAES & CAMINO, 2016). A homoafetividade, que é a relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo, vem crescendo cada vez mais pelo mundo inteiro, e junto com a homoafetividade, cresce também o preconceito e a falta de informação sobre o tema. O objetivo geral do projeto é proporcionar maior conhecimento sobre o tema, para que todos possam conhecer mais o assunto e tentar diminuir o preconceito e aversão a respeito da homoafetividade. O trabalho foi realizado com pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo e produção de cartazes no ambiente escolar. Dos resultados, a pesquisa apontou falta de conhecimentos e informações, ocorrência de tabus, preconceito e aversão entre as pessoas. Apesar de polêmico, o debate sobre o tema tem ganhado relevância na sociedade, necessitando fazer parte de um processo de construção mais amplo que, inclusive, possa abrir discussões em diversos ambientes e momentos, principalmente entre a população mais jovem. Foi possível também, relacionar ao que preconiza o movimento da Agenda 2030.

Referências bibliograficas:

MORAES, Raquel; CAMINO, Leoncio. Homoafetividade e direito: um estudo dos argumentos utilizados pelos ministros do STF ao reconhecerem a união homoafetiva no Brasil. REVISTA DIREITO GV. SÃO PAULO: V. 12 N. 3. 648-666. SET-DEZ 2016.

(P. A. 2030) - PLATAFORMA AGENDA 2030. Disponível em: . Acesso em: ago. de 2019.

Palavras chaves: Homoafetividade. Preconceito. Homofobia. Agenda 2030.

Obs.: Este resumo contém 229 palavras