Piramide Alimentar: Contribuição à Agenda 2030

E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)

Isadora Manfio Botezini 1 ; Tainara Turchetto 2 ; Arminda Almeida da Rosa 3
1 e-mail: ararminda@yahoo.com.br 2 e-mail: ararminda@yahoo.com.br 3Profª. Orientadora, e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR

A alimentação adequada é essencial para crescimento e desenvolvimento dos seres humanos, proporcionando ao organismo energia e nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e manutenção de um bom estado de saúde (GOMES & TEIXEIRA, 2016). A alimentação saudável deve ser planejada com alimentos de todos os grupos alimentares, de procedência segura e conhecida, consumidos em refeições, respeitando-se as diferenças individuais, emocionais e sociais, de forma a atingir as recomendações nutricionais e o prazer ao comer (PHILIPPI, 2013). Diante das transformações no perfil alimentar, nutricional e estilo de vida da população, a orientação alimentar tem sido ferramenta importante de educação e informação, com intuito de fornecer recomendações para escolhas alimentares saudáveis e consumo adequado dos diferentes tipos de alimentos; acelerar o declínio da desnutrição e reverter a tendência de aumento da obesidade e de outras doenças crônicas relacionadas à alimentação. Diante desses fatores, torna-se prioritário elencar situações de ensino-aprendizagem onde os alunos possam ser instigados à reflexão sobre os hábitos alimentares e a importância desses para uma melhor qualidade de vida. Pretende-se criar possibilidades para a apropriação dos conhecimentos e uma mudança positiva no tocante à problemática retratada no projeto. O objetivo foi favorecer a reflexão sobre a importância de bons hábitos alimentares em contribuição à agenda 2030 em seu objetivo 2. O estudo contemplou a elaboração de uma pirâmide alimentar, explicando a divisão dos alimentos na pirâmide, origem dos alimentos, sendo apresentada a estudantes do ensino fundamental, séries iniciais (4 ano), sendo possível compreender a base da alimentação saudável pelas crianças. As crianças degustaram um suco natural, sendo oferecido no ambiente escolar. Da pesquisa, 100 % dos estudantes mencionaram possuir hábitos alimentares saudáveis. Considera-se que a principal característica da pirâmide alimentar é a flexibilidade, o uso da pirâmide é um instrumento pratico de aprendizagem entre crianças de forma a garantir o conhecimento sobre segurança alimentar e melhoria da nutrição.

Referências bibliograficas:

GOMES, Helen Mara dos Santos; TEIXEIRA, Estelamar Maria Borges. Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável. Boletim Técnico IFTM, Uberaba-MG, ano 2, n.3, p.10-15, set./dez., 2016.

PHILIPPI, S. T. Redesenho da Pirâmide Alimentar Brasileira para uma alimentação saudável, 2013. Disponível em Acesso em 12 de agosto de 2016

(P. A. 2030) - PLATAFORMA AGENDA 2030. Disponível em: . Acesso em: ago. de 2019.

Palavras chaves: Pirâmide Alimentar. Alimentação Saudável. Hábitos alimentares. Agenda 2030.

Obs.: Este resumo contém 312 palavras