A Escola Diante da Violência e Seus Reflexos no Desempenho Escolar: Contribuição à Agenda 2030

E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)

Izhadora Paterno Argenta 1 ; Mauricio Machado Marion 2 ; Arminda Almeida da Rosa 3
1 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 2 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 3Profª. Orientadora, e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR

Nos últimos anos, tem sido notório casos de violência escolar, relacionados a crimes de agressão física, além de agressões psicológicas das mais variadas (SILVA & ASSIS, 2018). A compreensão acerca do tema, torna relevante, além da compreensão conceitual, está a possibilidade de redução das manifestações de agressão no ambiente escolar, especialmente, uma vez que pode estar relacionado diretamente no desempenho escolar dos estudantes. Diante da violência e seus reflexos no desempenho escolar, atualmente no interior das escolas esse fato tornou-se algo rotineiro ocasionando sequelas consideráveis. A violência considerada, não apenas física, apesar de outros tipos de violência que podem passar desapercebida como: familiar; institucional; patrimonial; moral, psicológica; bullyng; cyberbulling; e sexual. Qualquer tipo de violência é considerado inaceitável, e procurar alternativas para seu enfrentamento tornou-se necessário, além de explorar as causas que vêm promovendo-a é um desafio para a comunidade escolar. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo instigar à reflexão sobre as diversas formas de violência escolar considerando o desempenho escolar, como fator relevante em contribuição à agenda 2030. Como metodologia, além de levantamento teórico, foi elaborado um questionário idôneo, contendo questões abertas e fechadas, sendo aplicado ao ensino fundamental, séries finais, de escola pública no RS. Das questões, referindo-se a conhecimentos sobre conceito de violência, contemplaram indagações sobre motivos que levam as pessoas a tornarem-se violentas; além de buscar evidenciar os principais tipos de violência enfrentados na escola. Os resultados demonstraram que aproximadamente 50 % dos estudantes desconhecem os tipos de violência. No entanto, apontam algum tipo de violência enfrentados. Considera-se, portanto, a necessidade de aprofundamento do assunto no ambiente escolar, tanto para identificação e distinção dos tipos de violência, como possibilidades e formas de intervenções que avaliem ações de prevenção e enfrentamento desse fenômeno. Os resultados dessa pesquisa, serão levados à análise pela direção da escola, sendo sugerido, juntamente com as redes de proteção do município, o desenvolvimento de ações que visem a prevenção, redução e promoção da paz na escola e nas famílias.

Referências bibliograficas:

SILVA, Flaviany Ribeiro; ASSIS, Simone Gonçalves. Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e157305, 2018.

1. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_gestao_unioeste_elizabetedesouzapicolli.pdf

(P. A. 2030) - PLATAFORMA AGENDA 2030. Disponível em: . Acesso em: ago. de 2019.

Palavras chaves: Escola. Violência. Alunos. Desempenho Escolar.

Obs.: Este resumo contém 327 palavras