Descontaminação da Água por Eletrofloculação

E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)

Antony Roque Luza 1 ; Eliezer Santana Cadona 2 ; Fabricio Zanatta 3 ; Stefanie Sichelero 4 ; Arminda Almeida da Rosa 5
1 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 2 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 3 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 4 e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR 5Profª. Orientadora, e-mail: ARARMINDA@YAHOO.COM.BR

O uso abusivo dos recursos naturais, principalmente hídricos, tornou-se uma questão de âmbito mundial, sobretudo os impactos desta poluição às gerações futuras. De acordo com Umbuzeiro (2012), os testes ecotoxicológicos realizados no laboratório têm demostrado que alguns corantes são bastante tóxicos, pois causam efeitos deletérios, ainda que em pequenas concentrações. Indústrias têxtis, por exemplo, depositam altas quantidades de corantes em rios e afluentes, comprometendo a vida aquática, pelo continuo desperdício e mau uso da água. Estima-se que no máximo em 20 anos haverá uma crise de disponibilidade de água (FOGAÇA, 2019). Neste cenário, novas técnicas para a descontaminação da água são postas em prática constantemente, dentre os diferentes métodos propostos, destacam-se os “processos verdes”, propondo-se o método da eletrofloculação. A partir disso, é de fundamental importância alertar os estudantes sobre as formas de uso e apropriação dos recursos naturais. Como forma de evitar uma maior degradação de meios hídricos, assuntos que abordam métodos de tratamento de água nas ETAs devem ser abordados junto a temas como o a decantação, destilação, filtração, transporte de elétrons e potencial eletroquímico. Este trabalho objetivou demonstrar uma forma alternativa para a descontaminação da água, pelo método da eletrofloculação, além de despertar o interesse por questões ambientais. Para a demonstração do processo, foi desenvolvido um sistema utilizando bateria 9V, dois pregos comuns, e fios de cobre conectados a um recipiente contendo H2O, NaCl e azul de metileno. O processo se mostrou eficiente, sendo possível observar a mudança de cor, e separação de componentes que posteriormente foram filtrados. A prática, foi otimizada nas aulas de química, demonstrando reações de oxirredução, sendo observado por estudantes de ensino médio. Além do conhecimento sobre processos químicos, noções de desenvolvimento sustentável com foco na agenda 2030, em seu objetivo 6 substancialmente, minimizando os impactos ambientais de recursos hidricos.

Referências bibliograficas:

FOGAÇA, Jennifer. Uso de eletrofloculação para descontaminar a água. Canal do Educador. Disponível em : < https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/uso-eletrofloculacao-para-descontaminar-agua.htm >. Acesso em : Agosto 2019.

UMBUZEIRO, Gisela. Pesquisadores avaliam impactos provocados pela presença de corantes em rios e córregos do Estado de São Paulo. EcoDebate. Disponível em < https://www.ecodebate.com.br/2012/06/28/pesquisadores-avaliam-impactos-provocados-pela-presenca-de-corantes-em-rios-e-corregos-do-estado-de-sao-paulo/ >. Acesso em: Agosto 2019

FOGAÇA, Jennifer. Uso de eletrofloculação para descontaminar a água. Canal do Educador. Disponível em : < https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/uso-eletrofloculacao-para-descontaminar-agua.htm >. Acesso em : Agosto 2019.

(P. A. 2030) - PLATAFORMA AGENDA 2030. Disponível em: . Acesso em: ago. de 2019.

Palavras chaves: Eletrofloculação. Descontaminação da água. Desenvolvimento sustentável. Agenda 2030.

Obs.: Este resumo contém 297 palavras