E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)
As plantas aromáticas, e seus respectivos óleos essenciais, são utilizados desde o início da história da humanidade para saborizar alimentos, bebidas, fabricação de perfumes e fragrâncias (FONSECA, 2019). Os óleos essenciais são substancias orgânicas perfumadas e voláteis, extraídas de diversas partes das plantas, através da destilação (BONIL ME BUENO, 2019). Uma técnica muito utilizada para a extração desses óleos é a hidrodestilação, método no qual o material vegetal permanece em contato com a água de ebulição, o vapor força a abertura das paredes celulares ocorrendo a evaporação do óleo que está entre as células da planta (AFONSO, et al, 2012; FUGUEIREDO et al, 2017). Nesse contexto, o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à extração de óleos essenciais tem sido relevante, principalmente no desenvolvimento de técnicas de extração sustentáveis e de baixo custo, servindo como parâmetro de análise para o desenvolvimento do conhecimento nas ciências, principalmente em ambiente escolar. Esta pesquisa objetivou a extração de óleos essenciais de plantas através da hidrodestilação, utilizando um destilador confeccionado com materiais alternativos, voltado à agenda 2030, em seu objetivo 4. O estudo contemplou a elaboração de destilador, no ambiente escolar, sendo extraído óleo de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) e canela (Cinnamomum verum) além da realização de análise sensorial (PALERMO, 2015). O resultado da extração dos óleos esteve de acordo com o apresentado pela literatura, sendo para o cravo-da-índia e canela, com respectivo rendimento de aproximadamente 10 % (acima de 10%) e 0,17% (acima de 10 %; e oscilando entre 0,1 a 0,2% conforme literatura, respectivamente para ambos os óleos). A pesquisa possibilitou também a construção de conhecimento sobre óleos essenciais e suas propriedades físico-químicas; auxilio em aulas de química orgânica, tanto do processo de extração como da constituição química das substancias, a interação intermolecular, além da compreensão dos benefícios dos óleos para a humanidade.
Referências bibliograficas:
FIGUEIREDO, Cristiane Santos Silva e Silva et al. Óleo essencial da Canela (Cinamaldeído) e suas aplicações biológicas. Rev. Investig, Bioméd: 192-197, 2017
AFFONSO, R. S. et al. Aspectos Químicos e Biológicos do Óleo Essencial de Cravo da Índia. Rev. Virtual Quim., 2012, 4 (2), 146-161.
BONIL, Larissa Nunes; BUENO, Sílvia Messias. Plantas medicinais: benefícios e malefícios. União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO. Acesso em: 2019.
PALERMO, Jane Rizzo. Análise Sensorial: fundamentos e métodos. Atheneu: Rio de janeiro, 2015.
FONSECA, Inês. Plantas AMC (Aromáticas, Medicinais e Condimentares). Disponível em: . Acesso em: ago. de 2019.
(P. A. 2030) - PLATAFORMA AGENDA 2030. Disponível em: . Acesso em: ago. de 2019.