A Importância das Abelhas para o Meio Ambiente e uma Possível Solução Ecológica

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Cauani Binsfeld 1 ; Julia Schüller Zimmermann 2 ; Kauize Basso Folle 3 ; Kaylani Cardoso 4 ; Adriano Alves Jorge 5
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: cauanibinsfeld3220@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: julia.shuller@hotmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: kauizebfolle@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: kaylaniguthcardoso56@gmail.com.br 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: adriano.jorgei@iffarroupilha.edu.br

Agrotóxicos, queimadas, desmatamento, ácaros, mudanças climáticas, entre outras inúmeras causas, traz como uma das consequências, o desaparecimento ou morte das abelhas. Sabemos que os inseticidas são altamente tóxicos para as abelhas e o Brasil tem o título de campeão mundial de consumo de agrotóxicos, o que é muito preocupante, pois boa parte do que ingerimos tem contato direto ou indireto com os agrotóxicos. Dois exemplos de inseticidas com destaque nas ocorrências de desaparecimento ou morte de abelhas são os NEONICOTINÓIDES e o FIPRONIL. Neste caso, a morte se dá pelo contato direto da abelha com o agrotóxico e tamanho é o uso dessas substancias, que torna-se difícil encontrar alimentos orgânicos com preço acessível. Outros problemas que são prejudiciais as abelhas são: desmatamento, queimadas, estes reduzem o alimento para as abelhas além da redução das áreas de nidificação, a estratificação de florestas, faz com que seja reduzido o fluxo gênico entre as abelhas, diminuindo a variabilidade de espécies; e temos também as causas naturais como o fungo infeccioso NOSEMA, o ácaro VARROA e VÍRUS como o vírus da asa deformada (DWV), que podem o enfraquecimento e morte das colmeias. As abelhas, quando polinizam a flora silvestre exótica e nativa, contribuem de forma significativa para a manutenção da biodiversidade, o que mantém vivos os ecossistemas e por isso sua relevância. O objetivo deste trabalho é conscientizar e informar a importância das abelhas tanto para a agricultura, quanto para a manutenção da natureza como um todo. Para a realização deste estudo foram realizadas pesquisas relacionadas ao assunto, principalmente sobre os últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul, envolvendo o extermínio de uma grande quantidade de abelhas. Também foi feito um formulário, onde os alunos do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen, puderam colaborar com seus conhecimentos e sua opinião sobre o assunto. Além destas pesquisas, um calendário floral foi elaborado com o intuito de mostrar quais flores as abelhas as abelhas visitam e as espécies que florescem em diferentes épocas do ano. Para complementar incentivaremos o plantio dessas flores, oferecendo uma muda ou semente para os interessados. Podemos concluir que as abelhas assumem uma elevada importância na vida de todos os seres vivos do planeta impactando na alimentação humana e principalmente na manutenção da vida como conhecemos hoje. Assim, sua extinção pode trazer consequências trágicas, não só para a humanidade, mas para a toda a população do ecossistema Terra.

Referências bibliograficas:

SPUTNIK BRASIL . Desaparecimento de abelhas conduz extinção da humanidade. [S. l.]: Sputnik Brasil, Disponível em:

http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2014_02_25/Desaparecimento-de-abelhas-conduz-extincao-da-humanidade-3790/. Acesso em: 23 ago. 2019.

HTTP://MUNDOESTRANHO.ABRIL.COM.BR/MATERIA/A-EXTINCAO-DAS-ABELHAS-PODE-ACABAR-COM-A-HUMANIDADE. In: BLOG ALCIDES FARIA.

Pesticidas reduzem tempo de vida e esperma de abelhas- a tragédia do uso de neonicotinóides . [S. l.]: Blog Alcides Faria, Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/a-extincao-das-abelhas-pode-acabar-com-a-humanidade. Acesso em: 23 ago. 2019.

Palavras chaves: Abelhas; Agrotóxicos; Consequências; Ecossistema; Polinização.

Obs.: Este resumo contém 398 palavras