A Experimentação do Teodolito na Aprendizagem das Relações Trigonométricas

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Anderson Borges 1 ; Edinéia de Lurdes Samua Piovesan 2 ; Ana Queli Mafalda Reis 3
1Estudante do Curso de Matemática, e-mail: andersonborges023@gmail.com 2Estudante do Curso de Matemática, e-mail: edineia-samua@hotmail.com 3Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: ana.reis@iffarroupilha.edu.br

O teodolito foi projetado historicamente a partir de 1835, com o intuito de medir com precisão ângulos horizontais e verticais, permitindo medições de distâncias inacessíveis, para uma futura construção de ponte, por exemplo. O teodolito foi um instrumento de medição construído na disciplina de Fundamentos da Matemática Elementar II do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – IFF, campus Frederico Westphalen para auxiliar no estudo teórico e prático da trigonometria. O teodolito caseiro, foi construído utilizando materiais recicláveis como madeira, tampinha de garrafa pet, escaninho de caneta e um transferidor. A proposta da disciplina era utilizar o teodolito caseiro para realizar medições de ângulos com o objetivo de calcular medidas inacessíveis. Nossa situação envolveu descobrir a altura de um poste de luz, iniciamos posicionando o teodolito a uma certe distância do poste, essa distância foi medida em metros, e em seguida posicionamos o teodolito de forma visualizar o topo do poste. A partir das anotações, projetamos um modelo matemático em forma de triângulo retângulo, e aplicamos as relações trigonométricas para descobrir a altura do poste. Diante do que fora estudado nas relações trigonométricas, conclui-se que a realização dos cálculos se torna fundamental para realizar a análise de como conseguir visualizar o triângulo e as suas distâncias entre os pontos. A atividade prática desenvolvida e experimentada foi de grande valia a fim de compreender o conteúdo aprendido em sala de aula. Acredita-se então, que como para nós, alunos e futuros professores da área da Matemática, o uso da técnica do teodolito para a construção dos cálculos junto com os futuros educandos, e a estratégia do uso do equipamento no contexto do mesmo, sendo aplicado frequentemente nas aulas de Trigonometria, almeja-se cada vez mais o interesse do educando e conduz a uma aprendizagem significativa tanto na temática envolvida como em outras que possam surgir.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Educação Matemática; Relações trigonométricas; teodolito.

Obs.: Este resumo contém 305 palavras