Composição Corporal: Análise do Perfil de Escolares do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Bruna Fernanda Krenchinski 1 ; Érica Kern 2 ; Maicon Câmara Lunardi 3 ; Vitoria Cella Basso 4 ; Daiani Cristina Rech 5
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T32), e-mail: fernanda-27k@hotmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T32), e-mail: erikakernn@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T32), e-mail: maiconcamaralunardi@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T32), e-mail: vitoriabasso01@gmail.com 5Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: daiani.rech@iffarroupilha.edu.br

A preocupação em medir a quantidade dos diferentes componentes do corpo humano tem aumentado significativamente devido à associação do excesso de gordura corporal com o aumento do risco em desenvolver vários tipos de doenças. Existem procedimentos laboratoriais que oferecem estimativas precisas para a análise da composição corporal, no entanto, devido o alto custo de seus equipamentos, da sofisticação metodológica e das dificuldades em envolver os avaliados nos protocolos de medida, sua utilização no campo da educação física tem sido limitada. Porém, métodos mais simples de aplicação e relativamente fáceis de interpretar também podem ser utilizados como: Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), relação cintura-quadril (RCQ), relação cintura-altura (RCA) e percentual de gordura (%G). Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a composição corporal dos escolares matriculados nos terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen (IFFar/FW) através de uma avaliação simples, eficaz e de baixo custo. Para avaliação da composição corporal dos sujeitos em estudo foi utilizado o IMC, sendo que para classificação foram utilizados os pontos de corte da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para medida da CC, utilizou-se para classificação os pontos de corte que apontam indicador de risco cardiovascular para valores ≥ 102 cm para homens e ≥ 88 cm para mulheres. A RCQ foi calculada por meio da razão entre CC e circunferência do quadril (CQ). Já, a RCA foi encontrada a partir da razão entre CC e altura, sendo que valores ≥ 0,52 para homens e ≥ 0,53 para mulheres foram considerados de risco. O %G foi avaliado através da aferição das dobras cutâneas tricipital e subescapular, sendo posteriormente classificados de acordo os dados de Lohman (1987). Os resultados apontaram que a prevalência de escolares classificados em sobrepeso e obesidade é maior em sujeitos do sexo masculino (12,8% e 7,3%). Quanto a CC, RCA e RCQ, dados demonstram que apenas 5,2%, 3,5% e 8,8% respectivamente, dos escolares avaliados encontram-se classificados com “indicador de risco”. 18,2% dos sujeitos do sexo masculino apresentaram alto %G, enquanto mais da metade dos estudantes do sexo feminino (54,2%) também tiveram essa classificação. Diante dos resultados, conclui-se que é de extrema importância o conhecimento da composição escolar, uma vez que a partir dos dados coletados pode-se buscar maior comprometimento com a saúde, buscando a adoção de um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

Referências bibliograficas:

Lohman TG. The use of skinfold to estimate body fatness on children and youth. JOPERD. 58(9):98-102, 1987.

Palavras chaves: composição corporal; escolares; saúde

Obs.: Este resumo contém 403 palavras