Alfabetize - Aplicativo Híbrido Voltado ao Auxílio na Alfabetização

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Amanda Freitas dos Santos 1 ; Lucas Andre Bettio 2 ; Lucas Arcari Misnerovicz 3 ; Kamile Anieli Wahlbrinck 4
1Estudante do Curso Téc. Informática (T34), e-mail: amandafsfsfs@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Informática (T34), e-mail: lucasbettio04@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Informática (T34), e-mail: lucasarcari2001@gmail.com 4Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: kamile.wahlbrinck@iffarroupilha.edu.br

Atualmente o mundo vive uma era tecnológica que nos oferece a automatização de muitas tarefas, pois existem aparelhos que as fazem por nós. Entretanto, a tecnologia encontra-se muito pouco inserida na alfabetização, o que além de ser desinteressante para geração atual, também dificulta a alfabetização de adultos. Então, analisando os problemas enfrentados na tentativa de inserção da tecnologia nas escolas, buscou-se uma maneira de produzir um aplicativo híbrido que se encaixe de maneira sutil e eficiente no processo alfabético. O aplicativo híbrido Alfabetize visa integrar o padrão de alfabetização atual com a tecnologia já existente. Por isso, é constituído por um jogo de três fases, que tenta atender todos os processos alfabéticos, dividindo suas fases de acordo com as etapas pré-silábica, silábica e alfabética da alfabetização. Através de imagens e sons o Alfabetize cria associações de palavras com letras e sílabas, por isso, além de atingir todas as etapas da alfabetização, também pensa nas necessidades de seus usuários. Neste contexto, a intenção principal do presente projeto é utilizar a tecnologia já existente e aprimorá-la buscando auxiliar brasileiros analfabetos a ler e escrever, além de ter a iniciativa de tornar o ensino e a alfabetização nas escolas mais próxima da realidade tecnológica em que se vive.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Aplicativo Híbrido, Alfabetização, Jogo

Obs.: Este resumo contém 206 palavras