Construção de Infiltrômetro de Cornell

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Alessandra Negrini 1 ; Andreina Ferreira de Vargas 2 ; Laura Cristina Verdi 3 ; Katia Zardo 4
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T33), e-mail: alenegrini2016@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T33), e-mail: andreinadevargas7@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T33), e-mail: lauracristinaverdi@hotmail.com 4Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: katia.zardo@hotmail.com

O conhecimento da infiltração de água no solo é de extrema importância para a agricultura, pois através dela é possível saber os níveis de compactação do solo e assim auxiliar na escolha de um método de irrigação adequado. Com os valores de água infiltrada, é possível planejar sistemas de irrigação e dimensionar a quantidade de água adequada a ser aplicada. Com o uso intensivo do solo, muitas vezes sem os cuidados adequados para sua conservação, encontramos áreas com solos compactados, ocasionando erosão hídrica e causando prejuízos na agricultura.

A finalidade de estudar o Infiltrômetro de Cornell é verificar a velocidade de infiltração de água no solo. E com base na velocidade de infiltração avaliar a qualidade física do solo, a partir de atributos físicos, como estabilidade de agregados, selamento superficial, distribuição do tamanho e continuidade de poros, poros biológicos e a cobertura do solo. O objetivo do trabalho é mostrar uma solução simples, de baixo custo para determinar a infiltração da água no solo e observar seu reflexo nas características de solo.

O Infiltrômetro Cornell consiste em um simulador de chuva portátil que é colocado em um único anel de infiltração com diâmetro interno de 200 mm, com tubos capilares na parte inferior, sendo essa a parte mais sensível do equipamento, pois em contato com o solo, corre risco de entupimento . O fluxo de água é ajustado na parte inferior do anel, permitindo a simulação de chuva em diferentes vazões de precipitação. O equipamento deve ser posicionado numa superfície plana, onde se retira a tampa hermética, se coloca a quantidade de água necessária e se fecha novamente. A importância da tampa hermética se dá para regular o vácuo, conseguindo assim medir a vazão ideal. O aparelho permite a determinação de propriedades hidrológicas importantes do solo: Tempo de escoamento e saturação de campo. O Infiltrômetro de Cornell quando comparado com outros simuladores de chuva, mede uma superfície de solo relativamente pequena, porém seu custo de construção é baixo, de fácil transporte, uma única pessoa é o suficiente para manejo e uso consciente de água nas simulações.

Referências bibliograficas:

RAMOS, J. C.; Projeto Agrisus: Infiltração de água e propriedades físicas do solo em áreas sob semeadura direta nas principais classes de solo da região Oeste de Santa Catarina. Epagri, Chapecó, SC, 2018.

Palavras chaves: Compactação, infiltração, simulação de chuva.

Obs.: Este resumo contém 347 palavras