IFFar - Campus Frederico Westphalen
As montanhas-russas são brinquedos mundialmente famosos por serem radicais e proporcionarem adrenalina durante todo o percurso. Em cada parte do trajeto de uma montanha-russa, somos expostos à diferentes sensações que podem ser explicadas utilizando os princípios da física. Na subida inicial, que deve também ser mais alta, o carrinho acumula energia potencial necessária para continuar durante todo o percurso sem precisar de propulsão. Logo antes da descida, a energia potencial é máxima. Na descida, toda a energia acumulada transforma-se em energia cinética. No momento looping podemos observar que as duas energias atuam em equilíbrio, em decorrência da subida e da descida. Nas diferentes etapas do percurso nosso corpo é exposto a altos níveis de adrenalina, que nos levam a sentir diferentes sensações, como a variação da sensação da força peso em diversos momentos.
Para realizar o projeto construiremos duas maquetes, uma em pequena proporção para mostrar o percurso completo e a outra em grande proporção representando um looping, demonstrando as sensações nessa parte do percurso, e dando ao público oportunidade para interagir com o experimento.
Concluímos que com esse trabalho poderemos integrar as leis da física com brinquedos de parques de diversão, que são atrativos por serem brinquedos radicais que proporcionam grande adrenalina, e assim mostrar às pessoas que é preciso planejamento baseado no estudo da física, para que o brinquedo traga diversão com segurança.
Referências bibliograficas: