IFFar - Campus Frederico Westphalen
Tendo em vista que somos uma geração dominada pelo audiovisual, formando uma sociedade cada vez mais ligada a equipamentos eletrônicos, se faz necessária a atenção da escola na inserção de novos gêneros textuais. Nesse sentido, destacamos a participação dos alunos da turma 15 do Curso Técnico em Administração do IFFar – FW na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, cujo desafio era produzir um documentário de até cinco minutos atendendo a temática “O lugar onde vivo”. O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados da participação da turma na referida olimpíada. Inicialmente, tivemos a oportunidade de assistirmos, nas aulas de Língua Portuguesa, a vários documentários com temáticas e formatos diferentes. Logo a seguir, fomos orientados a pensar em uma determinada problemática ou ponto forte do local em que vivemos para atendermos à temática da olimpíada. Em seguida, participamos de aulas sobre a produção de sinopse, argumento e roteiro, para elaborarmos um projeto a partir do qual iniciaríamos a produção de um audiovisual. O resultado dessa prática foi a possibilidade que tivemos de conhecer a gramática do audiovisual que envolve uma série de fatores, como o cuidado com a elaboração de planos, enquadramentos, movimentos de câmera, montagem, etc. O resultado disso foi a produção de treze documentários que promoveram a ampliação de nosso letramento escolar nos tirando da simples posição de meros consumidores da cultura digital para o papel de produtores do texto digital. Além disso, a realização de documentários fomentou novos pontos de vista sobre nosso território e comunidade, gerando também um olhar e posicionamento mais crítico sobre os acontecimentos ao nosso redor e tudo o que nos cerca. Agregado a isso, também vemos a prática como uma possibilidade de formação para ampliarmos nossa atuação profissional, abrindo novas perspectivas de futuro.
Referências bibliograficas: