Bebedouro Sustentável para Gatos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Camille dos Santos Lemos 1 ; Kailane Lima da Silva 2 ; Marcielly Borba Gazola 3 ; Fernando de Cristo 4
1Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: camilledosantoslemos@hotmail.com 2Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: kailanelimasilva@outlook.com 3Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: marciellygazola188@gmail.com 4Prof. Orientador (IFFar), e-mail: fernando.cristo@iffarroupilha.edu.br

Muitos animais sofrem com complicações renais ao longo de sua vida, mas devemos destacar dentre esses animais, os felinos, estes principalmente tem a tendência a adquirir este tipo de doença progressiva, que por vezes deverá ser tratada para o resto da vida do gato, sem contar com possíveis desidratações, desconforto, apatia, diarreia, hipertensão entre outras doenças que são causadas pela falta de ingestão de água, isto se deve pela exigência dos mesmos com a água corrente. Pensando nisso, nosso projeto tem o objetivo de desenvolver e disponibilizar um bebedouro sustentável para gatos, com materiais reciclados, utilizando a água colocada previamente no pote. O nosso trabalho possui uma bomba de aquário, que mantém a água corrente quando detecta movimento através de uma placa Arduino programada pela linguagem de programação wiring. Seus componentes básicos, assim como um sensor de presença que ativa o motor, quando o gato se aproxima evitando o desperdício de energia elétrica e juntamente de água, pois como a água não ficará parada, será desnecessário trocá-la com tanta frequência. A placa arduino juntamente com as partes eletrônicas, ficam em um módulo separado, assim o dono poderá remover o pote de água facilmente, para a higienização do mesmo. Concluímos assim que nosso intuito ao lançar na Mostra Regional de Ciências esse produto, auxiliar os donos de gatos de uma forma prática e eficiente a garantir à saúde do seu pet.

Referências bibliograficas:

MALDI, Raquel. Cachorro Gato, 2019. Disponível em: . Acesso em: 7 de ago. de 2019.

Fontes para gatos - Vantagens e benefícios. Chalesco, 2018. Disponível em: . Acesso em: 8 de ago. de 2019.

Problemas renais em gatos: sintomas e tratamentos. Meus Animais, 2018. Disponível em: . Acesso em: 8 de ago. de 2019.

MARIANA. Dolce Dogg, 2016. Disponível em: . Acesso em 19 de ago. de 2019.

MELO, Thiago Vasconcelos. Zootecnista-Mestrando em Produção animal -UENF. Água na nutrição animal, 2005. Disponível em: . Acesso em: 19 de ago. de 2019.

Palavras chaves: felino, hidratação, complicações renais

Obs.: Este resumo contém 230 palavras