Você é um Leitor?

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Hélica Capra 1 ; Tamiris Fontana Machado 2 ; Luciane Figueiredo Pokulat 3
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T33), e-mail: Tamirisfontana@outlook.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T33), e-mail: Tamirisfontana@outlook.com 3Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: luciane.pokulat@iffarroupilha.edu.br

No primeiro semestre do corrente ano, uma das ações realizadas pelo projeto de ensino “Diálogos com a Literatura” foi o mapeamento do perfil de leitura dos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Administração do IFFar - Campus Frederico Westphalen. A pesquisa apontou que poucos alunos possuem o hábito de ler por prazer, ou seja, de ler livros literários. Por sentirmos interesse pelo tema “Leitura”, decidimos refletir sobre a questão. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é apresentar esses dados e promover uma conversa com a comunidade em geral a respeito de seus hábitos de leitura de livros literários. Para isso, inicialmente nos apropriamos da pesquisa realizada entre os primeiros anos e decidimos ampliá-la para os segundos e terceiros anos dos cursos integrados de nosso campus. Essa investigação tomou por base o questionário utilizado na Pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, coordenada por Zoara Failla, que considera como um leitor “aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses”. O resultado obtido pelo conjunto de respostas dos estudantes à referida pesquisa nos oportunizou realizar um diagnóstico de leitura e deixar registrado o “Perfil do leitor do ensino médio integrado do IFFar – FW no ano 2019”, além de nos possibilitar a elaboração de uma lista dos livros mais lidos pelos estudantes do campus FW. Para além disso, nosso interesse também será o de investigar os gêneros de livros mais lidos pela comunidade externa ao campus. Para tanto será proposto que o visitante de nosso trabalho, durante a Mostra Regional de Ciências, responda a um conjunto de perguntas, as quais serão devidamente registradas para serem analisadas posteriormente.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Leitura - Livro - Leitor - Diagnóstico

Obs.: Este resumo contém 278 palavras