IFFar - Campus Frederico Westphalen
Desde o início do século, inúmeros casos de morte e sumiço de abelhas foram alvo de notícias nos Estados Unidos e na Europa, no Brasil casos vêm sendo registrados desde o ano de 2005. A problemática teve seu ápice nos últimos meses onde foram identificadas mortes de mais de meio bilhão de abelhas, sendo o Rio Grande do Sul o estado com maiores índices de mortandade (EXAME, 2019). As abelhas desempenham uma importante função na atividade de apicultura, onde o estado se destaca também como maior produtor no cenário nacional (SEBRAE, 2017). Além disso são responsáveis pela polinização de 70% das culturas, como elementos fundamentais em suas cadeias produtivas, tendo relação direta com o desenvolvimento de importantes atividades econômicas e equilíbrio ecológico. (CGEE, 2017). Diante disso, o presente trabalho, desenvolvido a partir de um projeto de extensão, tem o objetivo de apresentar um panorama das causas e impactos relacionados a mortandade das abelhas, em um contexto regional (Alto e médio Uruguai e Rio da Várzea), onde inúmeras cidades apresentaram casos envolvendo a problemática, considerando elementos identificados a partir de revisão de materiais na literatura envolvendo a importância das abelhas, além de fontes noticiarias vinculadas ao assunto, busca de dados junto a EMATER-RS sobre causas identificadas em cidades na região e a contextualização da importância destes agentes polinizadores. Compreendendo o protagonismo das abelhas no cenário ecológico e produtivo, torna-se relevante a discussão dos impactos gerados pelos altos índices de mortandade e a sua apresentação à comunidade, trazendo uma percepção da amplitude de impacto, além da identificação do uso inadequado de agroquímicos em atividades agrícolas como principais causas da mortandade, como meio de conscientização de que a problemática envolve muito além do quantitativo de prejuízos diretos obtidos na apicultura, configurando um conflito de importantes atividades produtivas, consideradas sinônimo de desenvolvimento para a região.
Referências bibliograficas:
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Importância dos polinizadores na produção de alimentos e na segurança alimentar global, DF: 2017. 124p.
EXAME- Meio bilhão de abelhas morreram no Brasil - e isso é uma péssima notícia. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/meio-bilhao-de-abelhas-morreram-no-brasil-e-isso-e-uma-pessima-noticia/. Acesso em 25 jul 2019.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Apicultura – importante segmento do agronegócio gaúcho. Disponível em: https://sebraers.com.br/apicultura/apicultura-importante-segmento-do-agronegocio-gaucho/ Acesso em 25 jul 2019.