A Resistência na Voz Feminina Brasileira

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Izabela Battisti Klose 1 ; Valentina Camargo da Rosa 2 ; Valmor Barbosa do Amaral 3 ; Mariane Martins Rapôso 4 ; William Nunes 5
1Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: iza_bk@hotmail.com 2Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: valentinacamargo5077@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: valmor201445@gmail.com 4Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: mariane.raposo@iffarroupilha.edu.br 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: william.nunes@iffarroupilha.edu.br

Um aspecto importante da arte diz respeito à sua dimensão histórico-social. Toda produção artística se origina em um determinado contexto, assim sendo um retrato do seu tempo. Há de se remarcar também que a arte se configura como uma expressão particular dos seres humanos, sendo um dos aspectos que nos difere dos outros seres vivos. A música, enquanto forma de arte, é um instrumento capaz de abordar diferentes assuntos, inclusive pautas sociais, levando em conta a sua potencialidade crítica. Considerando esses aspectos, o nosso trabalho apresenta uma análise de músicas escritas e/ou interpretadas por figuras femininas, as quais participaram/participam ativamente e com destaque no cenário nacional, utilizando da sua projeção como artistas para discutir a realidade da mulher em sociedade, assim como para pautar demais questões de relevância social em seu tempo, como racismo, política, pobreza, dentre outras questões. Selecionamos músicas de três cantoras: Elis Regina, gaúcha, considerada por diversos críticos como a maior cantora do cenário brasileiro, estando diretamente ligada à luta pela liberdade de expressão e à contestação da censura imposta pela ditadura civil-militar vigente em sua época, também se destacando pela crítica às diferentes formas de opressão vividas pelas mulheres em sociedade; Rita Lee, conhecida também como “rainha do rock brasileiro”, que em muitas de suas composições tematizou as dimensões da sexualidade e do protagonismo feminino, a fim de romper com o padrão idealizado de feminilidade construído socialmente; e Elza Soares, a qual se destaca por ser dona de um timbre inconfundível, tendo usado o seu destaque de cantora como forma de empoderamento, bem como para debater diversas questões relacionadas à sua origem enquanto mulher negra, pobre e periférica. Nesse mesmo debate, trazendo um enfoque mais atual, evidenciamos a importância da figura feminina no ambiente musical contemporâneo, traçando relações das temáticas cantadas pelas três intérpretes citadas com produções de cantoras e grupos de mulheres que surgem no cenário nacional atual, buscando evidenciar continuidades e rupturas.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: feminismo; mulher; música; protesto; racismo.

Obs.: Este resumo contém 319 palavras