Motor com Pistão Eletromagnético

E. M. E. F. Afonso Balestrin (Taquaruçu do Sul)

Gabriel Botton Batalin 1 ; Pablo Pazuch 2 ; Paulo Ricardo Canci Mezzalira 3 ; Thieri Freo Cadoná 4 ; Gilgia Perini Gambin 5
1Aluno 7º Ano, e-mail: escolaafonsobalestrin@gmail.com 2Aluno 7º Ano, e-mail: escolaafonsobalestrin@gmail.com 3Aluno 7º Ano, e-mail: escolaafonsobalestrin@gmail.com 4Aluno 7º Ano, e-mail: escolaafonsobalestrin@gmail.com 5Profª. Orientadora, e-mail: gilgiaperini@yahoo.com.br

Solenóide refere-se a bobina de fio usado, como um eletroímã, bem como, a qualquer dispositivo que possa converter energia elétrica em mecânica, usando solenóide. O aparelho cria um campo magnético por meio de uma corrente elétrica e utiliza esse campo para criar movimento linear com aplicações comuns, como ligar um interruptor. A bobina de fio no formato de um espiral em volta de um pistão é chamada de solenóide. Da maneira que acontece com todos os eletroímãs, o campo magnético é criado quando a corrente elétrica passa pelo fio. Mas eles têm vantagens em relação aos imãs permanentes, afinal, podem ser ligados e desligados através da aplicação de uma corrente, sendo totalmente automatizados. Como em todos os ímãs, o campo magnético do solenóide ativo possui um pólo positivo e outro negativo, atraindo ou repelindo materiais sensíveis aos ímãs. Dessa maneira, o campo magnético faz mover o pistão para trás e para frente para que o movimento seja criado pela bobina do tipo solenóide.

Para desenvolver este trabalho nos propomos a construir um protótipo de motor elétrico usando solenóides. Motor é qualquer máquina capaz de converter um tipo de energia em trabalho mecânico. Nosso motor converterá uma corrente elétrica que passa pelo solenóide em um movimento de rotação do volante do motor através de um sistema pistão-virabrequim, e esta conversão se dá pela geração pulsada de um campo magnético no solenóide, chaveando a corrente por até meio período de rotação. O pistão é magnetizado e sofre então uma força de atração periódica, que é a força motriz do protótipo. Para a construção do protótipo, usamos fio de cobre esmaltado para o enrolamento do solenóide em torno de uma armadura cilíndrica de plástico, um cilindro de aço para o pistão e fios de cobre para a montagem dos suportes e do eixo de virabrequim, uma ventoinha para servir de volante do motor e uma tira condutora de alumínio, flexível para compor a chave do circuito, além da fonte de alimentação universal, que permite várias combinações de corrente e voltagem. Ficou claro no funcionamento dos protótipos a necessidade do alinhamento do pistão, o balanceamento do eixo e a regulagem da parte do rotor, utilizando menor voltagem de entrada, evitando o sobreaquecimento do solenóide, funcionando por mais tempo. Quanto maior o contato do eixo com a chave, a força magnética age no pistão por mais tempo, resultando em maior velocidade de rotação.

Referências bibliograficas:

http://www.ngeletrica.com.br/destaque-1/saiba-funciona-solenoide

http://semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2017/engenharias/higor-gabriel-danelli-macedo-motor-monocilindro-movido-a-bobina-solenoide.pdf

http://revista.universo.edu.br/index.php?journal=3universobelohorizonte3&page=article&op=view&path%5B%5D=3381

https://www.manualdomundo.com.br/2017/11/motor-com-pistao-eletromagnetico/

https://www.manualdomundo.com.br/2017/11/motor-com-pistao-eletromagnetico/

Palavras chaves: solenóide, pistão, motor, voltagem, magnético

Obs.: Este resumo contém 399 palavras