Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
O conhecimento matemático é responsável por importantes avanços na
humanidade, principalmente a partir do método axiomático-dedutivo proposto na
Grécia, quando a matemática passa a ser entendida como uma ciência. Trata-se da
compreensão dos processos matemáticos sem a preocupação inicial por aplicações.
A Geometria, por sua vez, ganha ênfase como uma das principais subáreas, tanto
sob a perspectiva do conhecimento teórico quanto na demanda por aplicabilidade
em situações práticas na exploração dos processos naturais. Entretanto, o
conhecimento matemático requer compreensões sistemáticas, perpassando por
aspectos conceituais, em detrimento à superficialidade. Nesse sentido, justificam-se
abordagens investigativas acerca das propriedades dos objetos matemáticos, bem
como das suas formas de representação. Em consonância, as tecnologias digitais
são ferramentas com potencial para servirem de aporte no desenvolvimento de
situações de análise de regularidades matemáticas. Em face ao exposto, almeja-se
propor uma abordagem sobre o conceito de área, tendo como foco um triângulo
qualquer, apoiado no emprego do software geogebra, a fim de apontar a importância
do domínio conceitual em matemática, ultrapassando a aplicação mecânica de
fórmulas acabadas. A metodologia empregada contempla um estudo exploratório
sobre o conceito de área, além da aplicação na resolução de um problema
matemático. Os resultados obtidos referem-se à compreensão do conceito de área
como um espaço ocupado em um plano, bem como a aspectos relacionados à área
de um triângulo, englobando a sua origem e os fundamentos que a definem. Além
disso, cabe salientar a contribuição das ferramentas tecnológicas, especialmente o
software geogebra, na dinamização do estudo de conceitos geométricos. Deste
modo, espera-se contribuir para a análise e elaboração de formas de investigação
matemática com potencial para compreensões conceituais, de modo que o
conhecimento construído tenha significado pragmático e contribua para o
desenvolvimento humano.
Referências bibliograficas: