Investigação Matemática: Um Estudo Acerca do Conceito de Área com o Software Geogebra

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Tailon Thiele 1 ; Eliane Miotto Kamphorst 2
1Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de IC - Curso de Licenciatura em Matemática (URI/FW) , e-mail: thiele.tailon@gmail.com 2Colaboradora Externa (URI/FW), e-mail: anne@uri.edu.br

O conhecimento matemático é responsável por importantes avanços na

humanidade, principalmente a partir do método axiomático-dedutivo proposto na

Grécia, quando a matemática passa a ser entendida como uma ciência. Trata-se da

compreensão dos processos matemáticos sem a preocupação inicial por aplicações.

A Geometria, por sua vez, ganha ênfase como uma das principais subáreas, tanto

sob a perspectiva do conhecimento teórico quanto na demanda por aplicabilidade

em situações práticas na exploração dos processos naturais. Entretanto, o

conhecimento matemático requer compreensões sistemáticas, perpassando por

aspectos conceituais, em detrimento à superficialidade. Nesse sentido, justificam-se

abordagens investigativas acerca das propriedades dos objetos matemáticos, bem

como das suas formas de representação. Em consonância, as tecnologias digitais

são ferramentas com potencial para servirem de aporte no desenvolvimento de

situações de análise de regularidades matemáticas. Em face ao exposto, almeja-se

propor uma abordagem sobre o conceito de área, tendo como foco um triângulo

qualquer, apoiado no emprego do software geogebra, a fim de apontar a importância

do domínio conceitual em matemática, ultrapassando a aplicação mecânica de

fórmulas acabadas. A metodologia empregada contempla um estudo exploratório

sobre o conceito de área, além da aplicação na resolução de um problema

matemático. Os resultados obtidos referem-se à compreensão do conceito de área

como um espaço ocupado em um plano, bem como a aspectos relacionados à área

de um triângulo, englobando a sua origem e os fundamentos que a definem. Além

disso, cabe salientar a contribuição das ferramentas tecnológicas, especialmente o

software geogebra, na dinamização do estudo de conceitos geométricos. Deste

modo, espera-se contribuir para a análise e elaboração de formas de investigação

matemática com potencial para compreensões conceituais, de modo que o

conhecimento construído tenha significado pragmático e contribua para o

desenvolvimento humano.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Matemática. Estudo Conceitual. Tecnologias Digitais. Conhecimento Significativo.

Obs.: Este resumo contém 257 palavras