Trash Eater Toy

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Ellen Borges de Queiroz 1 ; Emily Tomazoni 2 ; Izabella Paterno Argenta 3 ; Fernando de Cristo 4
1Estudante do Curso Téc. Informática (T14), e-mail: ellenborges@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Informática (T14), e-mail: emilytomazoni@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Informática (T14), e-mail: izabellapaternoargenta@gmail.com 4Prof. Orientador (IFFar), e-mail: fernando.cristo@iffarroupilha.edu.br

Pesquisas realizadas pelo Ibope e divulgadas através do site G1 em 2018, apontam que um terço dos brasileiros não sabem identificar as lixeiras por suas cores. Sabendo do grande veículo de aprendizagem que é “brincar”, e da grande importância do aprendizado sobre esse assunto, desenvolvemos o Trash Eater Toy (TET): um brinquedo pedagógico, que tem como foco ensinar crianças sobre o direcionamento correto do lixo com uma proposta inovadora de ensino. O TET foi desenvolvido a partir da ideia de que o aprendizado tem que ser algo divertido. Construímos cinco caixas de papelão, sendo que cada uma delas possui um servo motor em sua tampa, que abrirá aleatoriamente. Para uma interação tecnológica com o assunto, desenvolvemos QRcodes para cada lixeira. Para a brincadeira, usaremos bolinhas com as cores das caixas. O objetivo é que as crianças se sintam desafiadas a destinar cada bolinha em seu lixo. As tampas dos lixos se abrirão, e as crianças terão que jogar as bolinhas coloridas em suas devidas lixeiras correto em um determinado tempo estabelecido. Interagindo com o brinquedo, esperamos que a criança aprenda a separar o lixo, contribuindo para a sua formação como cidadão consciente. Para futuros trabalhos, planejamos algumas melhorias ao projeto: testar o brinquedo; acrescentar sensores; adicionar um display que permitirá mostrar o placar de pontos.

Referências bibliograficas:

Dia do Meio Ambiente. G1 GLOBO, 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de agosto de 2019.

Palavras chaves: coleta seletiva, brincar, lixo, crianças

Obs.: Este resumo contém 215 palavras