Buracos Negros e Espaço-Tempo: Um Experimento Didático Interativo

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Idemar Roque Kleinibing 1 ; Lucas Gabriel dos Passos Konrath 2 ; Gustavo Ferreira Prado 3
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T23), e-mail: idekleinibing@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T23), e-mail: lucasgabrielpk@yahoo.com.br 3Prof. Orientador (IFFar), e-mail: gustavo.prado@iffarroupilha.edu.br

Estamos no século XXI onde as tecnologias da informação e comunicação se modificaram muito com relação ao século passado e aos anteriores. Hoje temos muito mais informação sobre os acontecimentos do nosso dia a dia, do mundo e do universo, mas na mesma medida também somos capazes de avaliar o quanto ainda não sabemos sobre Astronomia. O nosso projeto tem o objetivo de mostrar um pouco sobre alguns assuntos recentes explorados no campo da Astronomia, falando sobre o espaço-tempo e o famoso Buraco Negro (fotografado recentemente). Em 2019 fez 100 anos da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, sem essa teoria não saberíamos o que é o espaço-tempo e nem conseguiríamos estudar objetos celestes distantes. Os buracos negros geralmente surgem a partir da explosão de uma super-nova, estrelas com massa dez vezes maior que a do Sol. Para representar o buraco negro e o espaço-tempo em um experimento com fins didáticos utilizaremos um tecido de lycra para representar o espaço e duas bolas de gude pra representar o comportamento da gravidade, em outro momento usaremos um peso maior para representar a massa desse objeto e a deformação que ele causa no espaço, podendo representar estrelas ou planetas. Também utilizaremos outro tecido te lycra para representar o buraco negro, parcialmente rasgado para representar o quão grande é a massa de um buraco negro e como fica a deformação no espaço. Concluímos que podemos dar uma visão mais ampla sobre os assuntos recentes abordados amplamente pela mídia na atualidade, já que não é se simples abordagem cotidiana, mostrando-os com maior clareza e detalhamento.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Espaço tempo, buraco negro, gravidade, Ensino de Física

Obs.: Este resumo contém 262 palavras