IFFar - Campus Frederico Westphalen
A fotografia é uma forma de lembrarmos e recordarmos lembranças do passado. A importância dos registros fotográficos se dão ao proporcionarem que memórias de momentos que nos marcaram não se percam com o tempo, além de cumprir com o papel de favorecer as análises e as mudanças ao olhar para o passado, mostrando-nos que a educação como um todo passou e passa por diversas mudanças que vão além daquelas que acontecem dentro da sala de aula. Por isso, este trabalho teve como objetivo analisar fotos de formatura da pré-escola, a qual é caracterizada por ser um momento marcante na vida dos estudantes. Assim, este trabalho, que é vinculado ao projeto de pesquisa Constituição de um acervo histórico de matemática, analisou informações referentes a memórias fotográficas, sendo a memória a capacidade de guardar em mente as experiências que adquirimos ao longo de nossas vidas. Para tanto, buscou-se, por meio de uma análise documental, identificar as semelhanças e diferenças entre fotografias de formaturas realizadas em anos e locais diferentes. Logo, foram analisadas fotos de três estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Frederico Westphalen que ocorreram nos anos de 1996, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurentino Domingues Battisti, no ano de 2000 e de 2003, na Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier, sendo que ambas as escolas estão localizadas no município de Novo Tiradentes. Estas memórias fotográficas relembraram memórias da infância, principalmente dos vários momentos vividos na escola, os quais contribuíram para a construção de nossa memória e lembranças de momentos marcantes. As diferenças e semelhanças observadas nas fotos permitiram identificar que em um pequeno espaço de tempo houve mudanças significativas na realização desta cerimônia como, por exemplo, os espaços em que as formaturas eram realizadas e as etapas deste ritual. No entanto, apesar de estar em constante modificação, observa-se que as cerimônias não deixaram de existir.
Referências bibliograficas: