Projeto de Ensino Jornal Scientific IFFar

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Camila Hettwer Pinto 1 ; Igor Antonio Magalski 2 ; Kailane Aparecida Korpalski 3 ; Yuri Gilmar Sasz da Silva 4 ; Gustavo Ferreira Prado 5
1Estudante do Curso Téc. Administração (T15), e-mail: camila.hettwer.pinto@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Administração (T15), e-mail: Igormagalski@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Administração (T15), e-mail: Kailanekorpalski0@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Administração (T15), e-mail: Yurigilmarsaszdasilva51@gmail.com 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: gustavo.prado@iffarroupilha.edu.br

A divulgação científica possui um papel fundamental na democratização do acesso ao conhecimento produzido amplamente no Brasil pelas universidades (CALDAS, 2017). Embora as universidades sejam os principais produtores do conhecimento e da tecnologia nacional, historicamente, suas ações de pesquisa e ensino são pouco conhecidas pela sociedade, sobretudo por comunidades inseridas em regiões pouco desenvolvidas socialmente e economicamente. Os Institutos Federais, criados em 2008 pela LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO rompem com uma tradição histórica de acesso ao ensino e à pesquisa para as elites, ao visar a inserção da produção do conhecimento científico em comunidades interioranas ou periféricas e contribuir buscando o desenvolvimento regional. Contudo, em levantamentos realizados pelo LEPEP de Física (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ensino de Física e TICs no Ensino de Física) quanto à percepção social do Instituto Federal Farroupilha, campus de Frederico Westphalen-RS, nota-se que as comunidades regionais atendidas pouco conhecem a respeito das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no campus. Buscando reverter este cenário surge o Jornal Scientific IFFar. O Jornal é uma produção do LEPEP de Física e TICs no Ensino de Física em parceria com as turmas de Ensino Médio Integrado em Administração de Empresas do IFFar- FW. O jornal iniciou-se a partir de um projeto de ensino de Física, cujo objetivo era permitir que os alunos desenvolvessem conhecimentos e atitudes científicas por meio da alfabetização científica e produção de gêneros textuais diversos para divulgação científica. No LEPEP, relacionando os conceitos do corpo teóricos da disciplina de Física com a organização corporativa e cooperativa de um modelo de Jornal Escolar (Pedagogia Freinet), os alunos executam atividades práticas de pesquisa e discussão das metodologias de trabalho científicas integradas à perspectiva do curso técnico, permitindo a percepção da Ciência como uma atividade social e tecnológica na qual estamos, a todo momento, intrinsecamente imbricados (cultura científica). Como produto final das ações desenvolvidas no LEPEP temos um Jornal elaborado pelos alunos, contendo reportagens, entrevistas e textos de ficção escritos exclusivamente pelos alunos. Ele nos permite levar informações de qualidade à população quanto a temas atuais da Ciência, produções originais e pesquisas desenvolvidas no IFFar-FW, além de dar visibilidade às ações institucionais por meio de um canal de comunicação direto e transparente com a sociedade.

Referências bibliograficas:

CALDAS, Jocasta; CRISPINO, Luís C. B. Divulgação científica na Amazônia: O Laboratório de Demonstrações da UFPA. Rev. Bras. Ensino Fís. São Paulo, v. 39, n. 2, 2017.

CELENTE, V; VILHENA, V. SOLUÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NO BRASIL PASSAM POR MUDANÇAS ESTRUTURAIS. Reportagem, Dossiê 197, Revista Com Ciência – Revista eletrônica de Jornalismo Científico, abril, 2018.

FREINET, Célestin. O Jornal Escolar. Lisboa: Editorial Estampa, 1974

Palavras chaves: Jornal Escolar, Scientific IFFar, Divulgação Científica, Ensino de Física, Célestin Freinet

Obs.: Este resumo contém 374 palavras