Protótipo de Caneta Óptica Wi-Fi

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Eduardo Grassi Stangler 1 ; Enzo Ferigollo Hermes 2 ; Gustavo Pereira da Silva 3 ; George Rodrigo Souza Gonçalves 4
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T22), e-mail: dustangler@hotmail.com 2Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: enzohermes85@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: gustavopereirafw@gmail.com 4Prof. Orientador (IFFar), e-mail: george.goncalves@iffarroupilha.edu.br

Nós humanos somos seres culturais que sempre estamos buscando diferentes meios de nos expressar, seja artisticamente, nossas ideias e até sentimentos. A primeira pintura rupestre por exemplo, tem uma idade estimada de 40 mil anos, desde tempos mais antigos nós realizamos tais expressões. Em tempos modernos, onde as tecnologias são vistas por todos os lados, elas acabam por facilitar a produção artística de diversas maneiras, de forma rápida e prática, mas em certos casos tais tecnologias não são acessíveis para todas as pessoas, em virtude do custo, propomos desenvolver uma caneta óptica, que tem como seu objetivo principal facilitar o desenho para quem não tem dinheiro para comprar os equipamentos necessários para desenhar em um microcomputador, como uma mesa digitalizadora. O protótipo da caneta é composto da seguinte maneira: Sua parte exterior é feita predominantemente de bambu, com exceções para seus botões e na parte interior e interna é usado o circuito de um mouse óptico wi-fi, não precisando ser de um mouse caro pois estamos visando o custo-benefício, de preferência, que seja de algum mouse que iria para o lixo ou esteja obsoleto, porém, é necessário que o mouse ainda funcione. Depois de ligada, a caneta funcionará como um mouse, porém, permitindo maior precisão para tarefas como o desenho, tendo em vista a ergonomia proporcionada ao usuário, como se estivesse com um pincel na mão, pronto para expor sua arte em uma tela. Com este protótipo, espera-se proporcionar experiências artísticas-digitais de baixo custo, sendo acessível aos interessados, incentivando também as pessoas a mostrarem seus talentos.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Mouse; Caneta Óptica; Micro-Eletrônica; Ergonomia; Protótipo

Obs.: Este resumo contém 257 palavras