Evidências da Existência de Vida em Marte

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Charles Laskoski 1 ; Isabella Emmert Koenig 2 ; Maisa Marcolin 3 ; Rodrigo Kern Schüler 4 ; Samuel Robaert 5
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T11), e-mail: chaar.irai@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: Isabella.ekoenig@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T11), e-mail: maisamarcolin.1234@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T11), e-mail: bomdebola0173@gmail.com 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: samuel.robaert@iffarroupilha.edu.br

O interesse da pesquisa deve-se ao fato de que nos últimos anos, bilhões foram gastos com envio de diversas sondas, naves e robôs ao planeta Marte, tais como: Curiosity, Opportunity e Odyssey, dentre outras. Estas sondas foram enviadas ao planeta com o objetivo de identificar se Marte já abrigou vida em algum momento de sua trajetória. Tais esforços se devem ao fato de que evidências apontam para esta possibilidade, como a existência de água sólida na superfície do planeta, as altas variações na temperatura, que segundo a revista online Astronomy Magazine variam entre -123°C e 32°C ao longo de um dia, a atmosfera fina composta principalmente de dióxido de carbono (95%), nitrogênio (3%), argônio e outros gases (1%) e, finalmente, a comprovação, na superfície do planeta, de marcas de erosão provocadas por água líquida, que sugerem a possibilidade de ter havido vida no planeta, pois são condições análogas ao do planeta Terra. Tais evidências motivam os cientistas na busca da habitabilidade do planeta, pois com um planeta Terra cada vez mais habitado e menor capacidade de renovação dos seus recursos naturais, torna-se imprescindívell a busca por outras possibilidades. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi identificar, em diversos meios de pesquisa, quais as evidências encontradas pelas agências espaciais e institutos de pesquisa internacionais sobre a existência de vida em Marte. Também objetivamos construir uma maquete da superfície do planeta Marte, considerando as pesquisas mais atuais e as imagens disponibilizadas por satélites e robôs de pesquisa, além de construir um modelo em papercraft do robô Curiosity, da NASA, pesquisar a litosfera e a atmosfera do planeta Marte e também buscar as descobertas mais recentes que apontam evidências de um dia ter havido vida ali. Para isso, procedemos com uma pesquisa bibliográfica em revistas, livros e, principalmente materiais online disponibilizados pela NASA. Como forma de apresentarmos nossas conclusões, construiremos uma maquete de um recorte da superfície do planeta Marte e dois modelos em escala do robô Curiosity, que é um laboratório que pesquisa a superfície deste planeta. Assim, esta pesquisa proporcionou um campo de visão e conhecimento diante da astronomia juntamente com o conteúdo aprofundado sobre Marte muito amplo, o qual pretendemos disponibilizar para a comunidade acadêmica. É de suma importância esclarecer e enfatizar estas análises, além de demonstrar que há um grande suporte tecnológico (NASA) que oportuniza um grande conhecimento científico e tecnológico sobre o planeta Marte.

Referências bibliograficas:

ALBEE, Arden L. As misteriosas paisagens de Marte. Scientific Amercican Brasil: Novas luzes sobre o Sistema Solar, São Paulo, v. , n. 9, p.38-44, 31 jul. 2019. Mensal.

LABORATORY, Jet Propulsion. Poder para Marte 2020. 2019. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.

WEBB, SARAH. Spirit explora a cratera gusev. In: Revista Especial Astronomy Brasil, Edição do Colecionador n° 1, p.40-55. São Paulo: Duetto Editorial.

WIKIPEDIA. Geologia de Marte. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.

ASTRONOMY. Marte: A ferrugem no solo cria cor da assinatura do Planeta Vermelho. 2010. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.

GEOGRAPHIC, National. Água salgada em Marte poderia abrigar vida semelhante à da Terra. 2018. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.

Palavras chaves: Vida, Marte, Curiosity, Água, Carbono

Obs.: Este resumo contém 398 palavras