CalcSaude - Uma Ferramenta On-Line para Cálculo de Indicadores de Saúde

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Arthur Bueno da Silva 1 ; Daniela Giese 2 ; Gabriel Teixeira da Silva 3 ; Isaias Ferreira Fernandes 4 ; Bruno Batista Boniati 5 ; Daiani Cristina Rech 6
1Estudante do Curso Téc. Informática (T14), e-mail: arthurbuenodasilva@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Informática (T14), e-mail: danielagiese50@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T12), e-mail: gt86822@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Informática (T14), e-mail: isaiasfer2004@gmail.com 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: bruno.boniati@iffarroupilha.edu.br 6Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: daiani.rech@iffarroupilha.edu.br

Dados do Ministério da Saúde de 2018 mostram que 18,9% da população acima de 18 anos nas capitais brasileiras é obesa. O percentual é 60,2% maior que o obtido na primeira vez que o trabalho foi realizado, em 2006, quando essa parcela era de 11,8%. O sedentarismo e a ingestão exagerada de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal faz com que os índices de obesidade cresçam cada vez mais no país. A pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde alerta que os brasileiros se preocupam com sua saúde e seu peso, porém poucos de fato possuem hábitos de vida saudáveis. A Organização Mundial de Saúde (OMS) constantemente divulga dados relacionados a mortalidade causadas por algumas doenças relacionadas à obesidade no mundo, por exemplo, 1,6 milhão de mortes em decorrência da diabetes em 2016 e 17,7 milhões de mortes por doenças cardiovasculares em 2015. Muitas pessoas não procuram auxílio de um profissional e acabam buscando ajuda em páginas web. O maior problema nesses sites é que não se tem possibilidade de avaliar com precisão a composição corporal do indivíduo. Ao digitar os dados básicos para análise (ex. altura, idade, sexo, etc.) o usuário recebe somente seu suposto “peso ideal”. A melhor alternativa ainda é pedir ajuda de especialistas e sabendo disso desenvolvemos uma ferramenta online que possibilitará ao usuário realizar seu pré-diagnóstico para posteriormente com ajuda de um profissional habilitado fazer as intervenções necessárias. A ferramenta foi desenvolvida com tecnologias web e segue a mesma ideia de uma calculadora on-line convencional, seu diferencial é que, além de calcular o peso ideal a mesma oferece também a possibilidade de calcular a massa corporal magra (músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais), a massa gorda (gordura) e o percentual de gordura presente no corpo do paciente. Para utilizar o software será preciso aferir o peso e a dobra cutânea do tríceps e da panturrilha, esses dados serão informados na aplicação que os utilizará para apresentar os resultados ao usuário. A “calculadora online” foi desenvolvida para facilitar o diagnóstico para o tratamento da obesidade, relembrando que para que ela funcione de fato, será necessário o empenho do paciente e o acompanhamento de profissionais capacitados.

Referências bibliograficas:

FLANAGAN, D. (2013). Java Script: O guia definitivo. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman.

MDN – Mozilla Developer Network (2018). HTML. Disponível em: www.developer. mozilla.org/pt-BR/docs/Web/ HTML. Acesso em: Agosto/2019.

VEJA SAÚDE. Epidemia de obesidade no Brasil cresce 60% em 12 anos. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/epidemia-de-obesidade-no-brasil-cresce-60-em-12-anos/. Acesso em agosto/2019.

Palavras chaves: Peso Ideal, Saúde, Aplicação Web, Massa Magra.

Obs.: Este resumo contém 361 palavras