IFFar - Campus Frederico Westphalen
As matérias de Física e Química são vistas por muitos estudantes como vilãs. Para eles, números, cálculos e fórmulas transformam as questões da área de exatas em verdadeiros desafios. E, de fato, são essas disciplinas que lideram a lista dos conteúdos com menor índice de acertos no ENEM conforme aponta um levantamento realizado pelo App-Prova, plataforma que auxilia aluno e escolas a se prepararem para a avaliação. Tal fato se deve ao modelo ensino de Química realizado na maioria das escolas do país ser caracterizado por metodologias que enfatizam a memorização, e a transmissão de conceitos de forma descontextualizada (BRASIL, 1999). Este problema pode ser enfrentado com novas abordagens que incluam uma maior aproximação das metodologias de estudo com as novas tecnologias. Para contribuir para melhoria da qualidade do ensino de Química, desenvolveu-se um sistema web para tornar a disciplina mais atraente e interativa. Para desenvolver esse sistema foram utilizadas a linguagem de programação PHP juntamente com o bootstrap para a estilização do sistema. Além disso, foi utilizado o SGBD MySQL para armazenar os dados do sistema. Foi realizado um pré-teste de utilização do sistema web de ensino com alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental José André Acadroli de Rodeio Bonito. A avaliação do sistema foi realizada por meio da aplicação de um questionário antes e outro após um mês de utilização do sistema. Através das respostas do questionário respondido pelos alunos e de uma avaliação do sistema feita pelo professor, percebeu-se que o sistema agradou aos usuários, sendo que após o uso do sistema houve uma significativa melhora no aprendizado, notada tanto pelos professores, como pelos próprios alunos. Assim, conclui-se que o sistema atende os objetivos definidos inicialmente, além de ser um bom recurso para quem busca melhorar o aprendizado de química.
Referências bibliograficas:
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Bases Legais. Brasília, 1999.