Considerações sobre a Visão que os Alunos Possuem em Relação a Matemática Aplicada no Início do Ensino Médio

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Eduarda Pires Mafalda 1 ; Luana Vizzotto 2 ; Tobias Paloschi 3 ; Fernanda Hart Garcia 4
1Estudante do Curso de Matemática, e-mail: eduardamafalda2017@hotmail.com 2Estudante do Curso de Matemática, e-mail: luanavizzotto7@gmail.com 3Estudante do Curso de Matemática, e-mail: tobiaspaloschi@gmail.com 4Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: fernanda.hart@iffarroupilha.edu.br

A matemática é um instrumento criado pelo ser humano, essencial na compreensão no mundo que nos rodeia, no entanto, ainda é vista como uma matéria de grandes dificuldades para professores e alunos. Os alunos têm dificuldades em aprender a matemática tradicional apresentada em sala de aula, e consequentemente, os professores têm dificuldades em obter um resultado positivo no rendimento dos alunos. O processo de ensino e aprendizagem é um assunto que vem sendo abordado em diversas pesquisas, principalmente no que diz respeito a encontrar formas que contribuam com a melhoria deste processo. Desta forma, cada dia mais, os educadores vem procurando atender às necessidades dos alunos através de mudanças na sua metodologia de ensino, considerando as especificidades de cada turma, suas necessidades e seus anseios, porém, o gosto pela disciplina ainda não é o desejado. Diante disso, este trabalho visa conhecer a visão que os alunos possuem sobre a matemática aplicada no início do ensino médio, buscando compreender as suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, através da aplicação de um questionário composto por seis perguntas de múltipla escolha aos alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado de Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen. Ao final desta pesquisa, realizada como parte do trabalho realizado na disciplina de Práticas do Ensino de Matemática II do curso de Matemática Licenciatura, espera-se ter maior conhecimento e entendimento dos aspectos que constituem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como a construção e o desenvolvimento do pensamento matemático, contribuindo também de forma significativa na formação inicial docente, permitindo aos futuros professores visualizar os melhores métodos para se trabalhar a matemática em sala de aula, além de sugerir mudanças no ensino que visem ajudar os alunos a superar suas dificuldades na disciplina.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Ensino e aprendizagem, metodologia de ensino, pesquisa

Obs.: Este resumo contém 300 palavras