Importância e Avaliação da Qualidade do Leite

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Heloysa Maria Freitas Hoss 1 ; Natalia dos Santos Klein 2 ; Marceli Pazini Milani 3
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T32), e-mail: helohoss2015@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T32), e-mail: natalia.klein06@gmail.com 3Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: marceli.milani@iffarroupilha.edu.br

A qualidade do leite é algo que vem sendo amplamente discutido no setor leiteiro, pois é um assunto de extrema importância tanto para saúde pública, principalmente pelas fraudes divulgadas nos últimos anos, como a remuneração do produtor e as cobranças governamentais através da publicação de normativas sobre o tema.

Entende-se por leite de qualidade aquele produzido de uma forma que atenda os parâmetros físico-químicos e de higiênico-sanitários preconizados pela Instrução Normativa Nº 76 e 77, de novembro de 2018. A composição química do leite em termos de teor de proteína, gordura, lactose, sólidos totais e sólidos não gordurosos determinam seu valor nutritivo, estando diretamente relacionando com o rendimento deste leite na fabricação de derivados lácteos. Tais parâmetros são influenciados pela alimentação, manejo, genética e raça dos animais. Já os parâmetros de higiênico-sanitários estão relacionados com a saúde da vaca, em especial da glândula mamária, mensurada através da contagem de células somáticas, bem como com a higiene e limpeza do local e dos equipamentos de ordenha e de resfriamento do leite na propriedade, sendo mensurado principalmente pela contagem bacteriana total e pela ocorrência de leite ácido.

Visando a segurança alimentar, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) iniciou em 2002 a publicação das Instruções Normativas (IN), com o objetivo de caracterizar e definir os parâmetros mínimos de qualidade do leite. Isso tudo visando garantir que os manejos com os animais, com a ordenha e acondicionamento do leite na propriedade sejam realizados de maneira correta, reprimindo e monitorando possível adulterações que possam alterar a composição do leite, visando proteger o consumidor.

O presente trabalho pretende demostrar a sociedade os principais testes que são feitos com o leite antes dele ser processado, buscando avaliar a qualidade do produto entregue, visando proteger a indústria de fraudes e resguardando a saúde pública.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: análises, controle, fraudes

Obs.: Este resumo contém 296 palavras