Como Funciona a Usina Nuclear de Angra 2

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Allan Bruno da Silva Souza 1 ; Gabriel Radzewicz de Queiroz 2 ; Leonardo Elvis Sponchiado 3 ; Tauani Loronha Pires 4 ; Samuel Robaert 5
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: allanbrunosilva7@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: gabrielqueirozseberi@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: sponchiadoleonardo@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T13), e-mail: tauanilp@gmail.com 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: samuel.robaert@iffarroupilha.edu.br

As pessoas geralmente têm uma visão negativa sobre as “Usinas Nucleares” que são apenas unidades industriais de produção de energia a partir da fissão nuclear. Nós, de certa forma, também tínhamos esta visão, principalmente após assistirmos à uma série de televisão retratando os horrores do acidente nuclear de Chernobyl. A série de televisão “Chernobyl” da HBO trouxe uma representação do acidente ocorrido em 1986, e fez nos questionarmos sobre a segurança das usinas nucleares, e após assistirmos a um vídeo do canal Manual do mundo fomos instigados a pesquisar mais sobre o assunto. Após pesquisa bibliográfica, descobrimos sobre o grande potencial brasileiro para produção de energia nuclear. Por isso, nosso objetivo com esse projeto é ajudar as pessoas a compreenderem melhor o que acontece dentro da usina Angra 2, o nosso principal objetivo neste trabalho é informar às pessoas sobre o funcionamento da usina nuclear Angra 2, podendo assim mostrar não apenas os danos de uma usina nuclear no Brasil, mas também ajudar na melhor compreensão de como isso pode ajudar o país e o meio ambiente. Da mesma forma visamos desconstruir a imagem negativa criada ao longo da história, sendo reforçada com o acidente nuclear em Chernobyl, que criou uma situação de tensão internacional em relação às usinas nucleares. Para o desenvolvimento do estudo faremos uma pesquisa bibliográfica utilizando livros e em sites da internet como referência e também será feita uma maquete, ilustrando de forma geral como é a estrutura da usina nuclear de Angra 2, objetifivando o maior entendimento do funcionamento da mesma. Após nossa pesquisa, constatamos que que a usina nuclear de Angra 2 oferece riscos mínimos, por apresentar um modelo de reator sofisticado com diversos sistemas de segurança e equipe responsável e preparada, quebrando o paradigma de que a energia nuclear é perigosa.

Referências bibliograficas:

ROSSI, Amanda. Tudo o que você precisa saber sobre as usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, e por que são diferentes de Chernobyl. São Paulo, 23 jun. 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/bbc/2019/06/23/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-as-usinas-nucleares-de-angra-1-e-2-e-por-que-sao-diferentes-de-chernobyl.htm. Acesso em: 13 ago. 2019.

ELETROBRAS ELETRONUCLEAR. Angra 2. [S. l.], [entre 2000 e 2019]. Disponível em: http://www.eletronuclear.gov.br/Nossas-Atividades/Paginas/Angra-2.aspx. Acesso em: 13 ago. 2019.

Palavras chaves: Energia Nuclear; Usina Nuclear; Angra 2.

Obs.: Este resumo contém 298 palavras