O Ano Internacional da Tabela Periódica no Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Kétine Luana Dalla Nora 1 ; Jairo Jose Manfio 2 ; Samuel Robaert 3
1Estudante do Curso Téc. Administração (T15), e-mail: ketineldn@gmail.com 2Prof. Orientador (IFFar), e-mail: jairo.manfio@iffarroupilha.edu.br 3Prof. Orientador (IFFar), e-mail: samuel.robaert@iffarroupilha.edu.br

Neste ano comemoramos 150 anos da organização dos elementos químicos em uma tabela, pelo químico russo Dmitri Mendeleiev. Por isso, a Plenária das Nações Unidas dedicou este ano para refletir sobre esta grande conquista da humanidade e suas contribuições para ciência, tecnologia e sociedade como um todo. Também discutir acerca dos muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área. O projeto de ensino conta com a participação de 35 estudantes e está desenvolvendo nas terças feiras. As atividades desenvolvidas foram: mostra dos documentários Química uma História Volátil e Marie Curie: a mãe da radiação, confecção de tabelas periódicas que usam QRCode para colocação em cada sala de aula, produção de uma tabela em tamanho mural exposto no hall de entrada do prédio central, síntese dos gases hidrogênio e oxigênio, criação do jogo Super Trunfo com os elementos químicos e suas propriedades. O projeto está oportunizando aos estudantes um espaço para estudos, debates e reflexões para além dos conteúdos tratados em sala de aula, através de ricas situações de aprendizagem e que despertem o interesse dos estudantes pelo estudo da química e experimentação.

Referências bibliograficas:

2019 é proclamado o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. https://en.unesco.org/news/2019-proclaimed-international-year-periodic-table-chemical-elements, 22 mar. 2018. Disponível em: https://en.unesco.org/news/2019-proclaimed-international-year-periodic-table-chemical-elements. Acesso em: 25 fev. 2019.

KEAN, S. A colher que desaparece. E outras histórias de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar editora, 2011.

STRATHERN, P. O Sonho de Mendeleiev A verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2002.

DAWKINS, R. A magia da realidade. Como sabemos o que é verdade. 1.ed. São Paulo: Cia. Das Letras.

GRAY, T. Os elementos uma exploração visual dos átomos conhecidos no universo. São Paulo: Blucher, 2011.

FERREIRA, P.F.M.; JUSTI, R.S. Modelagem e o “fazer ciência”. Sociedade Brasileira de Química. Revista Química Nova na Escola n° 28, maio de 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/08-RSA-3506.pdf. Acesso em 25 fev. 2018.

FERREIRA, R.C.; ARROIO, A. Visualizações no Ensino de Química: concepções de professores em formação inicial. Sociedade Brasileira de Química. Revista Química Nova na Escola. Volume 35, n° 3, agosto de 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_3/09-PE-32-12.pdf

Acesso em 25 fev. 2018

JUSTI, R. Modelos e modelagem no Ensino de Química: um olhar sobre aspectos essenciais pouco discutidos. In:MALDANER, O.A.; SANTOS, W.L.P. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2015.

MELO, M.R.; NETO, E.G.L. Dificuldades de ensino de aprendizagem dos modelos atômicos em química. Sociedade Brasileira de Química. Revista Química Nova na Escola. Volume 35, n° 2, maio de 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/08-PE-81-10.pdf. Acesso em 25 fev. 2018.

SILVA, G.R.; MACHADO, A.H.; SILVEIRA, K.P. Modelos para o átomo: atividades com a utilização de recursos multimídia. Sociedade Brasileira de Química. Revista Química Nova na Escola. Volume 37, n° 2, maio de 2015. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_2/06-EQM-83-13.pdf

Acesso em 25 fev. 2018.

SILVA, N.S.; FERREIRA, A.C.; SILVEIRA, K.P. Ensino de modelos para o átomo por meio de recursos multimídia em uma abordagem investigativa. Sociedade Brasileira de Química. Revista Química Nova na Escola. Volume 38, n° 2, maio de 2016.

Palavras chaves: Ano internacional da tabela periódica, tabela periódica e ensino de Química.

Obs.: Este resumo contém 215 palavras