Investigação de Materiais do Nosso Dia a Dia com Propriedades Fluorescentes

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Alisson Garcia da Rosa 1 ; Mateus Gabriel Missio 2 ; Vinicius de Oliveira Ceratti 3 ; Samuel Robaert 4
1Estudante do Curso Téc. Informática (T14), e-mail: alissongarciadarosa@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T12), e-mail: mgmissio@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Informática (T14), e-mail: vini.ceratti2018@outlook.com 4Prof. Orientador (IFFar), e-mail: samuel.robaert@iffarroupilha.edu.br

Este projeto de pesquisa se originou com os estudos dos modelos atômicos, em específico o de Rutherford-Bohr, além dos fenômenos luminosos e propagação da luz, assim como o espectro de luz visível. Nestes estudos, descobrimos que alguns animais, materiais e plantas, em determinadas condições, tem a capacidade de emitir radiação fluorescente, um tipo de luminescência e que pode ocorrer dentro de algumas condições específicas. Por isso nos interessamos em pesquisar quais materiais que existem em nosso cotidiano que possuem esta propriedade. Assim, o objetivo geral de nossa pesquisa foi investigar materiais e substâncias do nosso dia a dia que apresentam tais propriedades. A metodologia deste trabalho de pesquisa foi experimental e também envolveu pesquisa bibliográfica em livros e outras referências da área da química. As atividades experimentais foram baseadas em trabalho anterior de Castilho e Fernandez (2004), que conseguiram identificar fluorescência em diversos materiais, quando submetidos à radiação ultravioleta, como em extratos de folhas verdes, solução aquosa de protoporfirina IX, encontrada na casca do ovo marrom, água tônica e solução aquosa de vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B12. Para observação da radiação fluorescente construímos uma câmara escura, usando uma caixa de madeira, com uma abertura frontal, outra lateral, e uma soquete na parte interna superior, onde colocamos uma lâmpada de luz negra. Segundo Peruzzo e Canto (2010), o fenômeno da fluorescência ocorre imediatamente após a incidência da radiação ultravioleta sobre as substâncias ou materiais. Ainda, segundo Castilho e Fernandez (2004), estes fenômenos estão relacionados com a estrutura eletrônica dos átomos. Neste caso, emissões de luz visível ou fluorescências ocorrem quando há transições eletrônicas nos átomos, ou seja, quando um átomo ou molécula absorve um quanta de luz (fóton), fazendo com que este elétron seja “promovido” para um estado mais energético, eletronicamente excitado. Como a molécula ou átomo não podem ficar indefinidamente no estado excitado, ocorre o retorno deste elétron ao seu estado original, liberando a energia absorvida na forma de luz visível. Desta forma, nas diversas amostras preparadas e submetidas à radiação ultravioleta ocorreu liberação de fluorescências em mais diversas cores, devido às transições eletrônicas ocorridas nos átomos das substâncias.

Referências bibliograficas:

CASTILHO, Ana Luiza Petillo; FERNANDEZ, Carmen. Fluorescência e estrutura atômica: experimentos simples para abordar o tema. Química Nova na Escola, São Paulo, maio 2004.

PERUZZO, F.M. Química na abordagem no cotidiano. Volume 1. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2010.

REIS, M. Química. Volume 1. 2.ed. São Paulo: editora ática, 2017.

Palavras chaves: Luminescência, Fluorescência, Radiação ultravioleta.

Obs.: Este resumo contém 354 palavras