IFFar - Campus Frederico Westphalen
Os constantes avanços da sociedade, especialmente, em relação ao aumento da quantidade e da velocidade das informações propiciadas através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), evocam novas formas de agir e pensar por parte do ser humano. Na educação, cita-se a necessidade do desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à formação se sujeitos com maior capacidade de argumentar, elaborar estratégias de resolução e que saibam tomar decisões fundamentadas acerca das diferentes problemáticas com que poderão se deparar na vida e no mundo de trabalho. Reconhecendo o potencial da lógica de programação, sobretudo, para o desenvolvimento da capacidade do raciocínio lógico e da competência de resolver problemas, vários pesquisadores da área da Educação tem defendido a ideia de inserir elementos da lógica de programação nos currículos da Educação Básica; tal como já ocorre no Reino Unido e alguns distritos dos Estados Unidos. Neste sentido, propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica que considera a seguinte questão norteadora: Quais contribuições podem ser identificadas e/ou inseridas na prática didático-pedagógica de professores de Matemática, do ensino médio, ao considerar o emprego de fundamentos de programação no ensino de conceitos da Geometria Espacial? No intuito de obter respostas para a questão norteadora, propõe-se a execução de uma pesquisa bibliográfica e a elaboração/planejamento de uma sequência didática voltada ao ensino da Geometria Espacial, para estudantes de Matemática do Ensino Médio, que contemple o emprego da lógica de programação e considere elementos/resultados possibilitados pela execução da pesquisa bibliográfica. Dentre os benefícios esperados com a execução do projeto citam-se a elaboração e a socialização de uma sequência voltada para o ensino de Geometria Espacial, bem como, a constituição de um aporte teórico que poderá subsidiar o desencadeamento de novas atividades de ensino, pesquisa ou extensão, especialmente, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática (GEPEM) do Instituto Federal Farroupilha, Campus de Frederico Westphalen.
Referências bibliograficas: