Funcionamento dos Motores Ciclo Otto e Motores Ciclo Diesel

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Catiéli Cenário Correa 1 ; Felipe Dalpasquale 2 ; Jenifer Gauze 3 ; Jeremias Saviano Machado 4 ; Alex Negrini 5
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T23), e-mail: cati.c.correa@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T33), e-mail: felipedalpasquale3221@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T23), e-mail: gauzejheni@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T33), e-mail: mjeremias611@gmail.com 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: alex.negrini@iffarroupilha.edu.br

O motor é uma máquina que tem como função transformar energia térmica em energia mecânica. Este trabalho tem como objetivo explicar o princípio de funcionamento dos motores de ciclo Otto e motores de ciclo Diesel. Serão utilizados exemplos práticos do funcionamento dos motores. O motor a ser apresentado será movido através de um motor elétrico o qual movimentará os componentes do motor em questão. No motor ciclo Otto a ignição é feita pela faísca causada pela vela de ignição, por isso também é conhecido como motor de ignição por centelha. Por outro lado, no motor Ciclo Diesel, a ignição é realizada pela a alta taxa de compressão do ar dentro do cilindro e ao ser injetado o combustível ocorre a explosão, por esse motivo, o motor a diesel também é conhecido como motor de ignição por compressão. Mecanicamente não há grandes diferenças entre os dois tipos de motores . No entanto, deve-se notar que o motor ciclo Diesel a combustão é realizada a uma pressão muito maior dentro do cilindro, por isso requer uma estrutura mais robusta do que no motor a gasolina.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Motor; Energia mecânica; Energia térmica

Obs.: Este resumo contém 180 palavras