IFFar - Campus Frederico Westphalen
A astronomia é uma das mais antigas fontes de admiração dos seres humanos, estando presente nas principais civilizações antigas que demonstravam profundo interesse e curiosidade pela observação dos céus. Apesar da imensa contribuição para o desenvolvimento das sociedades modernas e do enorme potencial de incentivar os mais jovens a seguir uma carreira científica, a astronomia não possui grande representatividade nos currículos escolares em nosso país. São raras as escolas públicas que abordam o tema com profundidade e continuidade, á que os conceitos podem ser estudados desde o ensino fundamental até o ensino médio. Com base nessas questões foi criado o projeto de extensão “Astronomia Para Iniciantes: Um Breve Olhar Sobre O Universo” com o intuito de disseminar o estudo dessa ciência para alunos de escolas de ensino fundamental e despertar a curiosidade pela carreira científica. O projeto foi realizado em formato de aulas expositivas e atividades práticas realizadas em encontros semanais no Instituto Federal Farroupilha – campus Frederico Westphalen. As aulas ocorreram em diferentes locais do campus, mas principalmente no laboratório de física do instituto, onde a turma se encontrou por um mês e uma semana. As aulas ocorreram todas às quartas feiras pela tarde em encontros de 90 minutos e os conteúdos abordados foram diversos e básicos, mas dando uma preparação ampla e científica de conceitos de astronomia e física moderna, que foi o principal ponto pautado, bem como de outros conteúdos como história e matemática como, por exemplo, cálculos de escala. O mini curso utilizou um método de avaliação no qual, no primeiro dia, foi efetuado uma avaliação básica dos conceitos prévios dos estudantes. No último dia do projeto, aplicamos a mesma avaliação acrescida de mais questões sobre os temas abordados no curso e verificamos que todos os alunos apresentaram melhora de desempenho em relação a primeira avaliação. Ao todo, o projeto de extensão atingiu 27 alunos de 4 escolas da região. Ao final foi possível perceber o grande potencial que o ensino de astronomia tem de instigar os estudantes e promover a aprendizagem de conhecimentos, não só de física, mas também de história, geografia e matemática, integrando, assim, diversas áreas do conhecimento agindo como uma facilitadora de processos de interdisciplinaridade.
Referências bibliograficas: