Laboratório de Ensino de Matemática: Desenvolvendo Materiais Didáticos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Juliana Ficagna 1 ; Ana Queli Mafalda Reis Lautério 2
1Estudante do Curso de Matemática, e-mail: ficagna.juliana04@gmail.com 2Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: ana.reis@iffarroupilha.edu.br

O projeto de ensino Laboratório de Ensino de Matemática: Desenvolvendo materiais didáticos tem como objetivo principal desenvolver materiais didáticos pedagógicos para o ensino da matemática. O projeto visa mobilizar o grupo de professores de Matemática e Pedagogia do IFFar Campus Frederico Westphalen para a orientação na elaboração de materiais e atividades para o Laboratório; envolver acadêmicos do curso de licenciatura na pesquisa e desenvolvimento destes materiais e atividades; construir o acervo do Laboratório de Ensino de Matemática; contribuir com a prática dos professores que ministram a disciplina de matemática nos cursos integrados e contribuir com a prática dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática. Ou seja, enriquecer um espaço ainda em construção dentro da instituição, que servirá de apoio ao planejamento dos professores e suporte ao desenvolvimento de práticas pedagógicos dos acadêmicos do curso de matemática licenciatura. O projeto está sendo desenvolvido da seguinte forma: Inicialmente houve a seleção do bolsista, que hoje realiza estudos com base em material elaborado pela coordenação, para se familiarizar com a proposta do projeto, o que exige leituras sobre os propósitos do laboratório, aprofundamento sobre conceitos matemáticos, bem como sobre as políticas educacionais. Os materiais que estão em fase inicial de desenvolvimento no laboratório, são oriundos de pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da matemática a partir de diferentes metodologias. O projeto de ensino encontra-se em fase inicial, ainda com pouco tempo de desenvolvimento, no entanto, espera-se que a elaboração de materiais e atividades criados pelo projeto, dê início a criação do acervo do laboratório de educação matemática. Do ponto de vista qualitativo espera-se que tais materiais e atividades contribuam de forma significativa com a formação inicial dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática e com a formação continuada dos professores do IFFar - campus Frederico Westphalen.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Ensino de Matemática; Laboratório de Matemática; Material Didático; Metodologias.

Obs.: Este resumo contém 297 palavras