Genômica e Melhoramento Genético em Bovinos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Arthur Bertolotti Ortigara 1 ; Edu Centenaro 2 ; Eduarda Botene Chemin 3 ; Luiza Loebens 4
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T11), e-mail: arthurortigara2@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T11), e-mail: educentenaro1@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T11), e-mail: eduardachemim@gmail.com 4Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: luiza.loebens@iffarroupilha.edu.br

A genômica é uma ciência relativamente recente que estuda os genes e as sequências não codificadoras envolvidas na regulação dos genes, e como estes organizam-se e interagem para o funcionamento do ser vivo. O genoma corresponde a toda informação hereditária de um organismo codificada em seu DNA. O primeiro passo para entender o funcionamento do genoma de um organismo é sequenciá-lo, de preferência de forma completa, ou seja, fazer a leitura de todo o DNA desse organismo. O sequenciamento genético bovino, foi anunciado há apenas 10 anos, em 2009, em um artigo publicado na revista Science. O genoma bovino é composto por cerca de 22 mil genes, cada gene corresponde a um segmento de DNA envolvido na expressão de uma característica como, por exemplo: peso em diferentes idades, ganho de peso, idade ao primeiro parto, período de lactação, circunferência escrotal, espessura de gordura, maciez da carne, entre outras. Inicialmente, o melhoramento animal era realizado através da seleção de animais com base no seu fenótipo. O potencial de um reprodutor era medido pela produtividade de sua prole. Após o sequenciamento do genoma bovino tornou-se possível aplicar técnicas de melhoramento animal com base em dados genômicos associados aos dados fenotípicos. Os testes genômicos são mais precisos em determinar a presença de genes relacionados a características de interesse, garantindo maior retorno financeiro aos produtores bovinos. Os produtores retiram amostras biológicas dos animais (ex. sangue ou pelo) e enviam para o laboratório para análise dos genes de interesse. O produtor recebe um relatório com o perfil genético do animal, e com base nesses dados decide a melhor estratégia de cruzamento. Assim o produtor obtém melhores resultados nos cruzamentos em menos tempo, o que garante melhor retorno na produtividade.

Referências bibliograficas:

DINIZ, Fernanda. 2017. Novas ferramentas genômicas mudam a cara do melhoramento genético. Disponível em . Acesso em: 21 ago. 2019.

EMBRAPA Gado de Leite. 2019. Genômica acelera melhoramento genético de bovinos leiteiros, aponta pesquisa. Disponível em . Acesso em: 21 ago. 2019.

SIQUEIRA, Fabiane. 2016. Genômica e melhoramento genético em bovinos. Disponível em . Acesso em: 21 ago. 2019.

Palavras chaves: DNA; genes; genoma; genótipo.

Obs.: Este resumo contém 285 palavras