História em Quadrinhos: Uma Abordagem Lúdica da Mastite em Vacas Leiteiras

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Bruna Seger da Silva Pinheiro 1 ; Eduarda Seger da Silva Pinheiro 2 ; Larissa Samuel dos Santos 3 ; Luiz Carlos Cé 4 ; Paulo Henrique Braz 5
1Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T21), e-mail: bruninhaaseger@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T21), e-mail: dudaseger@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T21), e-mail: larisamuels@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Agropecuária (T21), e-mail: luizcarlosce2@gmail.com 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: paulo.braz@iffarroupilha.edu.br

A mastite é caracterizada por um processo inflamatório da glândula mamária. Esta doença determina perdas econômicas decorrentes da redução na produção de leite, gastos com medicamentos e assistência veterinária, descarte de leite contaminado após tratamento e descarte de animais. Existem diversos agentes patogênicos, dentre eles se destacam o Streptococcus agalactiae, Staphylococcus sp, e Corynebacterium bovis. Estes patógenos são transmitidos principalmente durante a ordenha ou por microrganismos ambientais. O prejuízo causado por uma vaca com mastite é estimado, no Brasil, cerca de 332 dolares/vaca/ano, sendo superior ao observado em outros países. Ao trabalhar com educação sanitária e programa de saúde animal, deve-se levar em consideração que existem diversas formas de transmitir conhecimento. O formato lúdico como instrumento metodológico é abordado na busca de um melhor aprendizado dos alunos ou de um grupo de pessoas. Conhecer o público alvo, os objetivos a serem alcançados com o uso dessas atividades, e o desenvolvimento das habilidades que eles proporcionam, direcionam o formato de atividade lúdica a ser desenvolvida. Diferentes aspectos das histórias em quadrinhos têm chamado a atenção de cientistas políticos, sociólogos, linguistas. Aos psicólogos e educadores interessa, especialmente, o fato delas afetarem a educação de seus leitores. Este trabalho tem como objetivo criar um gibi para utilização da metodologia lúdica aos filhos de produtores rurais, criadores de bovinos de leite, para conhecerem sobre a prevenção da mastite em animais leiteiros.

Referências bibliograficas:

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4ª ed. Tradução João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedo e Brincadeira – Usos e significações dentro de contextos culturais. In: SANTOS, S. M. P., (org.) Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. 3ª ed. Petrópolis, Vozes, 1998.

MACEDO, L.; PASSOS, N. C.; PETTY, A. L. S. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NEGRINE, A. Ludicidade como ciência. In: SANTOS, Santa Marli (Org.). Ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001.

Palavras chaves: Gibi; prevenção; saúde única; bovinocultura de leite

Obs.: Este resumo contém 227 palavras