Meditação na Rotina Escolar do IFFar - Campus Frederico Westphalen

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Isadora Felimberti 1 ; Kimberly Kauany da Silva Ganchoraski 2 ; Raul Konrrado Machado da Silva 3 ; Valentina Camargo da Rosa 4 ; Adriano Alves Jorge 5 ; Katia Zardo 6
1Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: isadorafelimberti@hotmail.com 2Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: kimgremio29@gmail.com 3Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: raulkonrrad@gmail.com 4Estudante do Curso Téc. Informática (T24), e-mail: valentinacamargo5077@gmail.com 5Prof. Orientador (IFFar), e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 6Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: katiazardo@iffarroupilha.edu.br

Pensando nos jovens que estão vivendo num contexto de cobranças e decisões, essas, vindas de seus familiares, estudos, comunidade e por eles mesmo, percebemos o quanto é importante o enfrentamento consciente de todos os seus problemas. Convivendo com estudantes com idade entre 14 a 19 anos é perceptível que maioria possui distúrbios relacionados à concentração e aprendizagem, bem como casos de ansiedade, depressão e doenças psicossomáticas. O presente trabalho tem por objetivo Promover o bem estar psíquico - emocional dos discentes da Instituição.Desenvolver práticas voltadas ao autoconhecimento e fortalecimento da percepção de mundo e da realidade existencial. Minimizar os efeitos negativos do stress, a ansiedade e sentimentos como angústia e tristeza. É sabido que a vida dos jovens muitas vezes não transcorre como o programado por eles, fazendo com que os mesmos precisam ir em busca de equilíbrio mental para enfrentar as muitas situações que aparecem. O que se tem observado é que o excesso de carinho e amor, não os deixa equilibrados, como também conviverem em um ambiente hostil não é o melhor caso (WAGNER, A; et. al.; 1999). Os filhos precisam que os pais saibam impor limites, sem demonstrar agressividade, e demonstrem interesse em seus problemas ouvindo-os com atenção estando preocupados com a vida social e a saúde mental dos filhos. A adolescência, segundo estudos realizados dentro e fora do Brasil, tem se caracterizado como uma das fases da vida em que a depressão, o uso de drogas ilícitas, o número de suicídios têm aumentado alarmantemente. Conforme dados do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado em março de 2014 pela UNIFESP, mais de 21% dos brasileiros de 14 a 25 anos têm sintomas indicativos de depressão (LENAD, 2014). Os jovens nesta fase possuem conflitos existenciais e necessitam por isso de orientações. Alguns jovens da nossa instituição, são oriundos de famílias com baixo poder aquisitivo e sem acesso a serviços especializados de acompanhamento psicológico, tendo a possibilidade de um melhor atendimento junto à instituição. Nesse sentido, comprometidos não apenas com a parte cognitiva, mas também e principalmente com o aluno enquanto ser integral (corpo e mente), realizamos a meditação dentro do espaço escolar, em horário extraclasse, a fim de prevenir sentimentos de angústia, tristeza e desequilíbrios psíquicos.

Desta forma, será possível criar um ambiente mais harmônico onde o uso dessas práticas facilitará a aceitação de condições individuais, promovendo o desenvolvimento intelectual, emocional e cognitivo

Referências bibliograficas:

DENARDO, Alexandre Guerra Bacciotti. Análise da Prática de Meditação em Duas Escolas do Município de Rio Claro – SP. Trabalho de conclusão de Curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. 81 f. UNESP, Campus Rio Claro, SP, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/118865. Acessado em: 15/06/2019.

Wagner, A; Ribeiro de S., L; Arteche X., A; Bornholdt, E A. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 12, núm. 1, 1999, p. 0 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Palavras chaves: ansiedade; autoconhecimento; depressão

Obs.: Este resumo contém 398 palavras