IFFar - Campus Frederico Westphalen
A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de História da Educação Brasileira, do curso de Licenciatura em Matemática (IFFar – Campus Frederico Westphalen). Ela justifica-se pela necessidade de compartilhar as atividades desenvolvidas no espaço acadêmico com a comunidade. Os boletins escolares são considerados um material importante, pois abordam aspectos da trajetória escolar dos discentes. Ademais, exploram elementos afetivos, ou seja, trazem lembranças de colegas e professores. O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças entre métodos avaliativos de duas escolas de educação básica. Desse modo, metodologicamente foram analisados os boletins de Débora da Silveira Finkestag (2006 a 2013) e Mateus Vargas de Azevedo (2007 a 2014). Em termos comparativos, os boletins da discente apresentavam exclusivamente notas, enquanto nos boletins do discente pode-se averiguar tanto notas quanto pareceres descritivos. Pode-se concluir que o boletim notas/parecer descritivo é mais que um informativo de notas, pois por meio dele que os docentes e pais conseguem identificar diversos pontos positivos e negativos, por exemplo, quais áreas o indivíduo possui maiores dificuldades, quais aspectos precisa melhorar o aprendizado e comportamento disciplinar. Já o sistema exclusivo de notas, por sua vez, é uma ferramenta que muitas vezes rotula o indivíduo em virtude de notas baixas e não aborda outros aspectos importantes, tais como: relação discente/docente, a cooperação com os colegas em trabalhos em grupos, entre outros.
Referências bibliograficas: