Memórias Escolares

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Débora da Silveira Finkestag 1 ; Mateus Vargas De Azevedo 2 ; Caroline Braga Michel 3 ; Marcos Jovino Asturian 4
1Estudante do Curso de Matemática, e-mail: debora_finkestag@hotmail.com 2Estudante do Curso de Matemática, e-mail: mateusazevedoo195@gmail.com 3Profª. Orientadora (IFFar), e-mail: caroline.michel@iffarroupilha.edu.br 4Prof. Orientador (IFFar), e-mail: marcos.asturian@iffarroupilha.edu.br

A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de História da Educação Brasileira, do curso de Licenciatura em Matemática (IFFar – Campus Frederico Westphalen). Ela justifica-se pela necessidade de compartilhar as atividades desenvolvidas no espaço acadêmico com a comunidade. Os boletins escolares são considerados um material importante, pois abordam aspectos da trajetória escolar dos discentes. Ademais, exploram elementos afetivos, ou seja, trazem lembranças de colegas e professores. O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferenças entre métodos avaliativos de duas escolas de educação básica. Desse modo, metodologicamente foram analisados os boletins de Débora da Silveira Finkestag (2006 a 2013) e Mateus Vargas de Azevedo (2007 a 2014). Em termos comparativos, os boletins da discente apresentavam exclusivamente notas, enquanto nos boletins do discente pode-se averiguar tanto notas quanto pareceres descritivos. Pode-se concluir que o boletim notas/parecer descritivo é mais que um informativo de notas, pois por meio dele que os docentes e pais conseguem identificar diversos pontos positivos e negativos, por exemplo, quais áreas o indivíduo possui maiores dificuldades, quais aspectos precisa melhorar o aprendizado e comportamento disciplinar. Já o sistema exclusivo de notas, por sua vez, é uma ferramenta que muitas vezes rotula o indivíduo em virtude de notas baixas e não aborda outros aspectos importantes, tais como: relação discente/docente, a cooperação com os colegas em trabalhos em grupos, entre outros.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: boletim; método avaliativo; memória escolar

Obs.: Este resumo contém 221 palavras