A Evolução do Sistema Nervoso em Função das Variações Ambientais

E. M. E. F. Castro Alves (Palmitinho)

Daiane A. Borba 1 ; Graziela Vicente 2 ; Luana C. Sarmento 3 ; Cleusa Vicente Vargas 4 ; Rosinei A. Bonafé 5
1 e-mail: daianeandrieliborba2018@gmail.com 2 e-mail: grazielamvicente@gmail.com 3 e-mail: luanacristinasarmento22@gmail.com 4Profª. Orientadora, e-mail: cleusavvargas@hotmail.com 5Profª. Orientadora, e-mail: rosibonafe31@hotmail.com

O estudo da evolução do sistema nervoso permite a compreensão da sua morfologia e serve como base para entender as relações e interações dos diferentes grupos de animais com o ambiente. A literatura tem mostrado que as origens e a diversificação dos animais se intensificaram após uma série de eventos que ocorreram em um período conhecido como "explosão cambriana" a de cerca de 540 Ma, os quais devem estar ligados à evolução dos sistemas orgânicos (BUDD, 2015). Entre estes, destaca-se o sistema nervoso, com extrema importância, pelo papel que desempenha na coordenação, na percepção e em muitos outros aspectos da vida dos animais (SCHMIDEK e CANTOS, 2008). O presente trabalho objetivou pesquisar e identificar as modificações no sistema nervoso dos animais ao longo da evolução. E, buscar respostas para entender o que o sistema nervoso humano tem de tão diferente entre os demais grupos além de analisar como o ambiente interfere nas suas funções. O trabalho foi realizados na disciplina de ciências, na turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, através de leituras de artigos científicos e discussões dos textos em sala de aula. Foi elaborado uma síntese com o resultado da pesquisa e do entendimento pelos alunos da evolução desse sistema. Como resultado da pesquisa foi identificado que a evolução do sistema nervoso central dos animais vertebrados se deu na direção do aumento de complexidade, com crescente número de neurônios e surgimento de novas estruturas cerebrais e que, o cérebro humano é proporcionalmente maior e mais pesado entre todos os animais, com isso conclui-se que: i) as adaptações aos diferentes ambientes foi um fator determinante para a evolução do sistema nervoso; ii) o Sistema Nervoso continua em constante evolução biológica sofrendo adaptações e modificações conforme as novas circunstâncias; iii) o tamanho do cérebro humano, diminui com perdas de funções cerebrais, com o avanço da idade e aumento dos níveis de estresse.

Referências bibliograficas:

SCHMIDEK, Werner Robert; CANTOS, Geny Aparecida. Evolução do sistema nervoso, especialização hemisférica e plasticidade cerebral: um caminho ainda a ser percorrido. Revista Pensamento Biocêntrico, Pelotas, n. 10, p. 181-204, 2008.

BUDD, Graham E. Early animal evolution and the origins of nervous systems. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 370, n. 1684, p. 20150037, 2015.

Palavras chaves: Evolução; Sistema Nervoso; Variabilidade Ambiental.

Obs.: Este resumo contém 317 palavras