Leito Biológico: Destinando Corretamente os Resíduos de Agrotóxicos e Evitando Contaminações Ambientais

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen

ADIR ZANATTA 1 ; JONAS FRANCESCHI 2 ; RODINEI DOS SANTOS 3 ; RUBES PIER MENEGHETTI 4 ; IVAN LUIS ZENZEN 5
1Aluno do 2° ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e-mail: zanatta050@hotmail.com 2Aluno do 2° ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e-mail: jcafw@hotmail.com 3Aluno do 2° ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e-mail: dagcafw1@hotmail.com 4Aluno do 2° ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e-mail: meneghettttiiii@hotmail.com 5Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico - CAFW/UFSM, e-mail: ivanzenzen@yahoo.com.br

Tecnicamente, os “leitos biológicos” consistem em um local impermeabilizado e preenchido com uma biomescla composta por solo, turfa e resíduos lignocelulósicos (restos ou palha de cultivos). Quando este destinar-se a limpeza e descarte de resíduos de implementos mecanizados, o mesmo inclui uma rampa de acesso para o estacionamento do pulverizador sobre uma cobertura de grama; no caso da limpeza e descarte de pequenos volumes, como por exemplo, de pulverizadores costais, há possibilidade de construir o leito em um recipiente com fundo impermeabilizado, de menor porte e custo. Eles se destinam a contribuir com o manejo adequado de resíduos de agrotóxicos utilizados na agricultura, de forma que o sistema reduz a concentração de pesticidas “livres” provocada pelo processo simultâneo de absorção dos componentes orgânicos e degradação/quelação dos componentes microbiológicos da biomescla. A tecnologia está sendo amplamente difundida em um grande número de países da Europa, contudo poucos países da América do Sul a empregam atualmente, especialmente por tratar-se de uma novidade tecnológica na agricultura. Com a finalidade de difundir a tecnologia de descarte adequado de resíduos de agrotóxicos, construiu-se um protótipo de leito biológico de volume igual a 100 litros. Foram utilizados latossolo (25%), compostos orgânicos animais (esterco caprino, ovino, bovino e de aves) oriundos de criações presentes na região do Médio-Alto-Uruguai (25%) e palhada de trigo (50%), adaptando o modelo aos materiais disponíveis. Além das proporções, o protótipo contou com a disposição dos materiais em camadas seqüenciais sendo estas do fundo do recipiente para porção superior: palhada de trigo(10%), mistura de latossolo (10%) + composto orgânico (10%), palhada de trigo (20%), mistura de latossolo (10%) + composto orgânico (10%), palhada de trigo (20%), e por final, na camada da superfície do leito foi acondicionada a mistura de latossolo (5%) + composto orgânico (5%), na qual foram plantadas mudas de grama. Após adicionar no leito biológico o resíduo de agrotóxico, é recomendável deixá-lo descoberto em dias mais ensolarados para que o excesso de água evapore e não acumule no fundo do reservatório, cobrindo o mesmo pela noite e em dias chuvosos. Os resíduos permanecerão no recipiente até estabilização, em torno de três a seis meses a contar da última adição e dependendo do produto adicionado.

Referências bibliograficas:

G. Briceño, M.S. Fuentes, G. Palma, M.A. Jorquera, M.J. Amoroso, and M.C. Diez. (2012). Chlorpyrifos biodegradation and 3,5,6-trichloro-2-pyridinol production by actinobacterias isolated from soil. International Biodeterioration and Biodegradation. 73, 1-7. (ISI)

Tortella. G.R., Rubilar. O., Castillo M.d.P., Cea, M., Mella-Herrera, R. and M.C Diez. (2012) Pesticide degradation and biological activity in different time compost on the biomix of biobed. Chemosphere 88, 224-228 (ISI).

Diez, M.C., Tortella, G., Navia, R., Gallardo, F., Bornhardt, C. (2012). Chlorophenols degradation in soil columns inoculated with Anthracophyllum discolor immobilized on wheat grains. J. Environmental Management 95, S83-S87 (ISI).

Gallardo, F.; Cea, M.; Tortella, G.; Diez, MC. (2012). Effect of pulp mill sludge on soil characteristics microbial diversity and vegetal production of Lolium perenne. Journal of Environmental Management 95, S193-S198 (ISI).

Francisca Acevedo, Leticia Pizzul, María del Pilar Castillo, Olga Rubilar, María Elena Lienqueo, Gonzalo Tortella and María Cristina Diez. (2011). A practical culture technique for an enhanced production of manganese peroxidase by the Chilean white-rot fungus Anthracophyllum discolor Sp4. Brazilian Archives of Biology and Technology. 54 (6),1175-1186 (ISI).

Palavras chaves: biomescla, quelação, pesticidas, descarte resíduo.

Obs.: Este resumo contém 365 palavras