Álcool, um Problema na Adolescência?

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Aline Bueno dos Santos 1 ; Edemar Osvaldt 2 ; Lyana Kassiane Koller 3 ; Vanusa Tainá Weirich Braitenbach 4 ; William Nunes 5
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 23), e-mail: buenodossantosaline@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 11), e-mail: osvaldte788@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 23), e-mail: lya9213034@gmail.com 4Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 23), e-mail: vanuh.weirech@gmail.com 5NUNES. William, e-mail: william.nunes@iffarroupilha.edu.br

A bebida alcoólica está presente em nossa história desde os tempos mais remotos. Mas porque é um problema na sociedade? E quais são os problemas relacionados ao consumo entre os jovens? A essas questões que buscamos trazer um princípio de resposta neste trabalho. O álcool é algo normal em nossa sociedade, mas como sabemos é a droga mais procurada entre jovens e adolescentes, pois é de fácil acesso e visto como uma maneira de diversão e afirmação social, sendo um estimulante para romper com os padrões de normalidade da vida social. O seu problema não é o uso em si, mas sim o excesso, principalmente para os adolescentes, pois não só põem eles em risco como a toda uma sociedade, tendo em vista a sua relação com acidentes, brigas de trânsito e roubos. Pesquisas revelam que o consumo de álcool é muito mais danoso para o cérebro jovem do que para o adulto, pois pode prejudicar o desenvolvimento, já que se tratam de pessoas com todo um organismo em fase de formação. Ainda assim, a bebida alcoólica é, sem dúvida, a droga mais consumida por adolescentes. Um estudo divulgado pela SBP em 2017 constatou que 40% dos adolescentes brasileiros experimentaram álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos, em casa. Entre adolescentes de 12 a 18 anos que estudam nas redes pública e privada, 60,5% declararam já ter bebido. Mas como poderíamos acabar com isso, se o álcool já faz parte da nossa economia, sendo que vemos propaganda de bebidas em toda parte? É certo que trabalhar em políticas de repressão não é uma boa saída, tendo em vista que, como já mencionado, o álcool faz parte de nossa cultura, assim como de todas as sociedades já conhecidas. Portanto, devemos trabalhar com políticas de esclarecimento e conscientização dos jovens.

Referências bibliograficas:

VEJA. Álcool na adolescência afeta, sim, o desenvolvimento cerebral. 5 dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 Ago. 2018.

GRUPO RECOMEÇO. Alcoolismo na adolescência. Disponível em: Acesso em: 27 Ago. 2018.

BRITO, Débora. Guia alerta sobre consumo precoce de bebidas alcoólicas entre jovens. 6 jun. 2017 . Disponível em: Acesso em: 27 Ago. 2018.

Palavras chaves: Álcool, alcoolismo, adolescência, jovens, drogas, sociabilidade

Obs.: Este resumo contém 301 palavras