Calculadora de %G

IFFar - Campus Frederico Westphalen

João Danilo Zucolotto Diedrich 1 ; Marcielly Borba Gazola 2 ; Rafael Zibetti Fornari 3 ; Tiago Freitas Da Silva 4 ; Daiani Cristina Rech 5
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 14), e-mail: jddiedrich@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 14), e-mail: marciellygazola188@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 14), e-mail: rafaelzfornari@gmail.com 4Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 14), e-mail: tiagofds0145@gmail.com 5Professora Ms. Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen, e-mail: daiani.rech@iffarroupilha.edu.br

A obesidade é um problema de saúde pública que cresce em ritmo acelerado, sendo já considerada uma epidemia mundial. Atualmente, há um grande interesse em controlar o peso corporal com o intuito de evitar complicações futuras à saúde. Nesse sentido, busca-se cada vez mais métodos capazes de auxiliar a população, de forma a estimar a composição corporal. O percentual de gordura calculado através da medida das dobras cutâneas tem se demonstrado um método eficaz e confiável, além de simples e não invasivo, estimando a gordura corpórea e como ela está distribuída. Diante disso, o objetivo do trabalho é criar um programa capaz de calcular o percentual de gordura da população de forma rápida e eficiente. Para tal, foi utilizada uma página na web onde foi empregada a linguagem de programação JavaScript e as linguagens de marcação HTML e CSS. A página informa os dados sobre gordura corporal após coletar os dados das dobras cutâneas do tríceps e da panturrilha, utilizando o compasso de Lange (MultiMed, Skinfold Caliper, EUA). O cálculo do % G foi realizado através da equação de Slaughter et al. (1988)¹, onde logo é aplicada a fórmula “0.735x(dobra cutânea do tríceps + dobra cutânea da panturrilha) + 1” para homens e “0.735x(dobra cutânea do tríceps + dobra cutânea da panturrilha) + 5.1” para mulheres, resultando assim na percentagem final, sendo posteriormente classificado de acordo os dados de Pollock & Wilmore (1993)², em sete categorias: muito ruim, ruim, abaixo da média, média, acima da média, bom e excelente, conforme idade e sexo. Com este trabalho concluímos que a calculadora de índice de gordura corporal pode auxiliar as pessoas na detecção e prevenção de futuras doenças relacionadas à obesidade. E ainda é uma forma útil de integrar os conhecimentos das disciplinas de Programação e Educação Física.

Referências bibliograficas:

1. SLAUGHTER, M.H.; LOHMAN, T.G.; BOILEAU, R.A.; HORSWILL, C.A.; STILLMAN, R.J.; VAN LOAN, M.D.; BEMBEN, D.A. Skinfold equations for estimation of body fatness in children and youths. Human Biology, v.60, p.709-23, 1988.

2. POLLOCK, M.L., WILMORE, J.H. Exercícios na Saúde e na Doença : Avaliação e Prescrição para Prevenção e Reabilitação. MEDSI Editora Médica e Científica Ltda., 233-362, 1993.

Palavras chaves: calculadora; percentual de gordura; obesidade

Obs.: Este resumo contém 297 palavras