IFFar - Campus Frederico Westphalen
A produtividade de uma propriedade rural dedicada à bovinocultura está diretamente relacionada à eficiência reprodutiva do rebanho. Desse modo, o produtor precisa ter um bom planejamento da reprodução, sendo necessário o conhecimento dos fatores que afetam o ciclo estral dos animais. Dentre várias ferramentas existentes, o Escore da Condição Corporal (ECC) relaciona-se à nutrição do animal, o que afeta diretamente a reprodução do mesmo. A avaliação do ECC é uma técnica simples que pode ser realizada até mesmo com os animais no pasto. Se realizada adequadamente pode auxiliar nas tomadas de decisões de manejo que resultam em aumento da produção e redução dos custos. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver e disponibilizar um software de computador, que possibilite monitor índices, como o ECC, simplificando a tomada de decisões e assim incrementando os índices reprodutivos. Para desenvolver o software foram utilizados padrões web abertos como HTML, CSS e JavaScript. A partir de parâmetros informados pelo usuário o software classifica o animal em uma escala que vai de 1 (magra) até 5 (obesa). O software foi desenvolvido para web e está disponível para acesso público através de uma URL. Espera-se que a proposta a ser lançada na Mostra Regional de Ciências viabilize o controle do rebanho com maior praticidade, especificamente a nas propriedades dedicadas à bovinocultura de leite.
Referências bibliograficas:
CAMPOS, O.; MIRANDA, J. (2012). Gado de leite. Embrapa: Brasília (DF).
POLYCARPO, R. (2007). Como avaliar o escore de condição corporal de vacas em lactação. Disponível em https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao/como-avaliar-o-escore-de-condicao-corporal-de-vacas-em-lactacao-35138n.aspx, acesso em Agosto/2018
SANTOS, R.; VASCONCELOS, J. (2005). Detecção de cio. Disponível em https://www.milkpoint.com.br/colunas/jose-luiz-moraes-vasconcelos-ricarda-santos/deteccao-de-cio-26443n.aspx, acesso em Agosto/2018.